Como ligar resistores de final de linha

Resistores de final de linha são usados principalmente para supervisão de sistemas de alarme

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os resistores de final de linha (RFL) são muito importantes para circuitos e na supervisão de laços. Ao instalar um sistema de alarme, seja este endereçável ou convencional, todos os dispositivos ligados - bem como o laço ou os condutores utilizados na fiação - devem ter sua operação e conectividade supervisionados pelo painel principal através do RFL. Há duas maneiras de ligar esses resistores: em série e em paralelo. Ambas possuem suas utilizações e métodos de instalação. O principal aspecto a se considerar é o valor do RFL indicado pelo manual do usuário que vem junto com a placa.

Step 1

Determine o RFL correto para o sistema. Algumas linhas terminam no painel, o que significa que o resistor deve ser instalado no próprio painel, e alguns terminam no dispositivo ligado em uma conexão paralela. Por exemplo, sistemas de alarme de incêndio usam o RFL no último dispositivo ligado em paralelo em cada linha. Os resistores também devem ser usados no painel em todas linhas de circuito não utilizadas.

Step 2

Localize o "+" e "-". Os sinais de positivo e negativo são usados para a alimentação. Normalmente é utilizado um cabo com quatro fios de cores diferentes como branco, verde, vermelho e preto. O vermelho e o preto são geralmente utilizados para alimentação, sendo o vermelho positivo e o preto negativo. Os fios verde e o branco são usados para os dados e comunicação entre o painel e o dispositivo. Se os resistores forem necessários no final da linha de alimentação, serão conectados em paralelo e devem ter valor de, no mínimo, 1k. Consulte o manual de usuário para o valor correto.

Step 3

Localize as marcas "C", "NA" e "NF" no dispositivo de alarme. O "C" significa "comum" e é conectado ao fio verde. O "NA" quer dizer "normalmente aberto" e é usado principalmente com sistemas de alarme e controle de acesso. A expressão "normalmente aberto" descreve um sistema que fecha somente quando há eletricidade no circuito. Assim que há o sinal de alarme, o circuito fecha e ele dispara. Os resistores de final de linha para esses sistemas são instalados nesse ponto. Simplesmente remova 6 mm do isolante do fio branco, prenda um terminal do resistor a ele e aperte com um conector de torção. Em seguida, insira o outro terminal sob o conector com o parafuso escrito "NA" e aperte o parafuso.

Step 4

Prenda o resistor no "NF" e no "C" se o sistema de alarme de incêndio for usado. O "NF" significa "normalmente fechado", e o resistor é conectado em paralelo. Remova 6 mm do isolante do fio verde e insira-o sob o terminal com o parafuso marcado "NF". Coloque um terminal do resistor no mesmo local e aperte o parafuso sobre o resistor e o fio. Certifique-se de que todas partes estão em contato.

Step 5

Insira o outro terminal do resistor sob o terminal marcado com "C", junto com o fio branco, e aperte o parafuso sobre os dois, certificando-se de que há contato entre eles. Esse método é chamado de conexão de resistores em paralelo. O mesmo método é usado com a alimentação. Um terminal é inserido junto com o fio positivo, e o outro junto com o negativo. Não há problema de curto-circuito, pois o resistor funciona como um regulador de tensão, enviando os elétrons com segurança do terminal negativo para o positivo, e também supervisionando o laço.

eHow Brasil
×