Limpadores de catalisador e problemas de injeção

exhaust pipe image by A74.FR Ben Fontaine from Fotolia.com
Há vários métodos para limpar catalisadores entupidos ou até mesmo queimados. Alguns são satisfatórios e outros são questionados por especialistas. Conservar um catalisador depende da manutenção preventiva e do retardo de acúmulos excessivos, prioritariamente. Assim, as formas de limpeza dos bicos injetores também dividem opiniões.
Regulagem modificada para melhor desempenho do catalisador
Os catalisadores se entopem com o acúmulo excessivo de hidrocarbonetos em seu interior, geralmente resultante de mistura rica, causando uma detonação incorreta. A melhor forma de evitar esses acúmulos atuais e futuros requer uma regulagem correta para que todos os cilindros possuam uma centelha quente, sem falhas. O avanço do ponto em alguns graus e a substituição das velas por um modelo mais quente aquece mais o catalisador, queimando os depósitos excessivos.
Hábitos de condução para catalisadores
Os curtos trechos urbanos que não permitem que o motor chegue até sua temperatura de operação não deixam o catalisador esquentar o suficiente para limpar seu sistema interno de colmeias. Múltiplas partidas a frio e muito tempo em marcha lenta podem entupir um catalisador prematuramente, principalmente em tempo frio. Para que o catalisador fique limpo e quente, o veículo precisa ser usado em velocidades rodoviárias por bastante tempo e em intervalos regulares.
Lavagem a ar e alta pressão
Você pode remover o catalisador do escape para verificar se há acúmulo de carbono e fuligem internamente. Caso ele chacoalhe ao ser balançado, o material particulado já o preencheu. Uma lavagem de alta pressão pelas tubulações de entrada e saída pode remover alguns detritos. Ele precisa secar completamente antes de ser usado ou ser seco com uma mangueira de ar de alta pressão.
Limpadores à base de ácido cítrico para o catalisador
Cientistas do Instituto de Catálise e Petroquímica de Madri descobriram que uma solução diluída de ácido cítrico consegue limpar a sujeira acumulada no catalisador sem danificar sua platina interna. Esse processo requer um banho por imersão do catalisador na solução por oito ou mais horas e uma secagem completa. Note, porém, que o procedimento não foi implementado como uma solução legítima ou reconhecida para uso público.
Aditivos para injeção de combustível
Os aditivos de combustível servem como manutenção preventiva, e não como uma cura para injetores entupidos. Eles devem ser usados desde o início da vida do veículo seguindo suas instruções quanto à frequência de uso. Se pensar em usá-los para limpeza, opte pelo produto de mais alta qualidade e com os melhores resultados em testes.
Limpeza pressurizada dos bicos injetores
Uma oficina que tenha o equipamento correto pode ligar seu veículo a uma máquina de limpeza de bicos. Normalmente, é preciso ligá-la na mangueira de combustível de forma que o fluido e o combustível entrem nos bicos em alta pressão. Esse processo envolve a adição de um detergente forte ao combustível para quebrar quaisquer resíduos que estejam nas linhas e nos bicos em si. O problema desse procedimento vem da sua necessidade de usar um limpador forte o suficiente e em pressão suficiente para quebrar os depósitos mais pesados, o que pode não ser possível caso o sistema esteja entupido demais.
Referências
- Nature: "Catalytic Converter Clean up" Mark Peoplow; 2005 [em inglês]
- AA1 Car: Solucionando problemas e limpando injetores de combustível sujos [em inglês]
- Yota Tech: É possível limpar um catalisador fora do veículo, com qualquer limpador em spray? [em inglês]
- Asashop (Auto Inc.): Manutenção da injeção, não apenas para limpeza [em inglês]
Sobre o Autor
Chris Stevenson has been writing since 1988. His automotive vocation has spanned more than 35 years and he authored the auto repair manual "Auto Repair Shams and Scams" in 1990. Stevenson holds a P.D.S Toyota certificate, ASE brake certification, Clean Air Act certification and a California smog license.
Créditos Fotográficos
exhaust pipe image by A74.FR Ben Fontaine from Fotolia.com