Limpadores de catalisador e problemas de injeção

A limpeza correta do catalisador deve ser feita desde o início da vida do veículo

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Há vários métodos para limpar catalisadores entupidos ou até mesmo queimados. Alguns são satisfatórios e outros são questionados por especialistas. Conservar um catalisador depende da manutenção preventiva e do retardo de acúmulos excessivos, prioritariamente. Assim, as formas de limpeza dos bicos injetores também dividem opiniões.

Regulagem modificada para melhor desempenho do catalisador

Os catalisadores se entopem com o acúmulo excessivo de hidrocarbonetos em seu interior, geralmente resultante de mistura rica, causando uma detonação incorreta. A melhor forma de evitar esses acúmulos atuais e futuros requer uma regulagem correta para que todos os cilindros possuam uma centelha quente, sem falhas. O avanço do ponto em alguns graus e a substituição das velas por um modelo mais quente aquece mais o catalisador, queimando os depósitos excessivos.

Hábitos de condução para catalisadores

Os curtos trechos urbanos que não permitem que o motor chegue até sua temperatura de operação não deixam o catalisador esquentar o suficiente para limpar seu sistema interno de colmeias. Múltiplas partidas a frio e muito tempo em marcha lenta podem entupir um catalisador prematuramente, principalmente em tempo frio. Para que o catalisador fique limpo e quente, o veículo precisa ser usado em velocidades rodoviárias por bastante tempo e em intervalos regulares.

Lavagem a ar e alta pressão

Você pode remover o catalisador do escape para verificar se há acúmulo de carbono e fuligem internamente. Caso ele chacoalhe ao ser balançado, o material particulado já o preencheu. Uma lavagem de alta pressão pelas tubulações de entrada e saída pode remover alguns detritos. Ele precisa secar completamente antes de ser usado ou ser seco com uma mangueira de ar de alta pressão.

Limpadores à base de ácido cítrico para o catalisador

Cientistas do Instituto de Catálise e Petroquímica de Madri descobriram que uma solução diluída de ácido cítrico consegue limpar a sujeira acumulada no catalisador sem danificar sua platina interna. Esse processo requer um banho por imersão do catalisador na solução por oito ou mais horas e uma secagem completa. Note, porém, que o procedimento não foi implementado como uma solução legítima ou reconhecida para uso público.

Aditivos para injeção de combustível

Os aditivos de combustível servem como manutenção preventiva, e não como uma cura para injetores entupidos. Eles devem ser usados desde o início da vida do veículo seguindo suas instruções quanto à frequência de uso. Se pensar em usá-los para limpeza, opte pelo produto de mais alta qualidade e com os melhores resultados em testes.

Limpeza pressurizada dos bicos injetores

Uma oficina que tenha o equipamento correto pode ligar seu veículo a uma máquina de limpeza de bicos. Normalmente, é preciso ligá-la na mangueira de combustível de forma que o fluido e o combustível entrem nos bicos em alta pressão. Esse processo envolve a adição de um detergente forte ao combustível para quebrar quaisquer resíduos que estejam nas linhas e nos bicos em si. O problema desse procedimento vem da sua necessidade de usar um limpador forte o suficiente e em pressão suficiente para quebrar os depósitos mais pesados, o que pode não ser possível caso o sistema esteja entupido demais.

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