História do sistema de freio automotivo

Car Brake image by Joelyn Pullano from Fotolia.com
Newton determinou que um objeto em movimento permanece em movimento a menos que sofra a ação de uma força contrária. Quando um veículo está se movendo, a aplicação de uma força é necessária para pará-lo. Esse é o papel do sistema de freios. Assim como muitas tecnologias, os freios automotivos vêm sendo aprimorados e desenvolvidos ao longo dos anos. Embora o objetivo de parar o carro continue o mesmo, o método no qual isso é realizado é mais avançado hoje.
Freio à base de madeira
Os primeiros sistemas de freio consistiam em uma alavanca e um bloco de madeira e foram utilizados em automóveis com rodas de aro de aço. O condutor puxava uma alavanca que pressionava um bloco de madeira contra as rodas, reduzindo a velocidade do automóvel. Apesar de eficaz, esse sistema tornou-se inviável quando o pneu de borracha foi introduzido. Um novo sistema deveria ser implementado.
Tambor de freio mecânico
No início dos anos 1900, o freio a tambor mecânico foi introduzido. O novo sistema de freio envolvia uma "única banda de aço inoxidável flexível enrolada em um tambor no eixo traseiro". Quando o motorista acionava o freio, a banda aplicava pressão no cilindro e o carro parava. Os primeiros freios a tambor eram externos e seus componentes permaneciam expostos, reduzindo sua durabilidade. Os freios eram substituídos com bastante frequência e, muitas vezes, a banda se desprendia em ladeiras. A questão foi resolvida com a internalização das sapatas de freio, componentes responsáveis por aplicar a pressão e desacelerar o veículo.
Tambor de freio hidráulico
O tambor de freio hidráulico foi inventado por Malcolm Lougheed em 1918. Esse sistema utiliza um fluido hidráulico para aplicar pressão e parar o carro. Quando o motorista engata o freio, o fluido hidráulico é empurrado através de uma série de tubos até o tambor de freio. Esse fluido empurra as sapatas de freio contra os revestimentos interiores do tambor, desacelerando o veículo. Os freios a tambor hidráulico ainda estão em uso atualmente. No entanto, o maior problema relacionado a esse modelo é a produção de calor que não consegue ser dissipada, ocasionando eventualmente um entorse no freio e vibração.
Freio a disco
Outra tecnologia patenteada no início do século XX foi o freio a disco. Os freios a disco são feitos de ferro. Os discos são pressionados pelas pastilhas de freio para diminuir a velocidade do veículo. As pastilhas, por sua vez, são pressionadas por uma pinça que entra em contato com o fluido hidráulico. Inicialmente, as pastilhas de freio não eram revestidas. Quando os dois pedaços de metal entravam em contato, produzia-se um ruído bastante alto. O amianto passou a ser utilizado como revestimento em ambos os sistemas de freio a disco e tambor, ajudando a melhorar substancialmente o desempenho.
Freio ABS
Uma inovação nos sistemas de frenagem, o freio ABS é um recurso de segurança que ajuda a prevenir que os freios travem as rodas permitindo que o veículo deslize pela pista. Sensores de velocidade no carro ajudam a determinar se uma roda será travada. Em seguida, uma série de válvulas hidráulicas limitam ou reduzem o freio na roda em questão. Isso permite ao condutor manter o controle do carro, impedindo que derrape ou gire.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Sharon Bernhardt has done translation, writing and editing for GO Magazine and Dreamlight Television Studios. She has also written Sunday school curriculum for more than seven years and has been published in the Church of God Missions Magazine and their annual testimonies booklet. She graduated with a degree in secondary education in 1997.
Créditos Fotográficos
Car Brake image by Joelyn Pullano from Fotolia.com