Limpando as glândulas odoríferas de coelhos
George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images
É importante entender que coelhos possuem glândulas em dois locais diferentes: embaixo de seus queixos e ao redor de seu ânus. Você ocasionalmente pode ter que limpar as glândulas do queixo. Se notar que há um acúmulo ceroso perto das glândulas do local, simplesmente lave seu animal com água morna e, se necessário, corte o pelo emaranhado. Se o queixo parecer inflamado, procure um veterinário.
Glândulas do queixo
Glândulas anais
Você saberá que está na hora de limpar as glândulas anais de seu coelho quando começar a sentir um cheiro almiscarado desagradável. Isso geralmente acontece quando as glândulas estão com acúmulo de uma substância escura e cerosa. A ocorrência é normal mas, se não for removida, não só causará mal-cheiro como poderá também causar infecção no local, especialmente em coelhos mais velhos.
Limpeza
Para limpar glândulas anais você precisará de vaselina, cotonetes e lenços de papel. Segure o coelho de forma que não possa escapar dos seus braços. Você encontrará duas pequenas aberturas perto da área genital de seu bicho. Com um cotonete embebido em vaselina, esfregue para retirar o acúmulo ceroso escuro. Faça isso cuidadosamente, pois esta é uma área muito sensível do coelho. Converse com ele e lhe afague para que se mantenha calmo. Quando toda a substância tiver sido retirada, seu trabalho terá acabado.
Sobre o Autor
Timothy Sexton's more than 10,000 articles have been published on sites ranging from USA Today to CareerAddict, from PopEater to TakeLessons.com. His writing has been referenced in books ranging from "The Reckless Life...of Marlon Brando" to "Brand New China: Advertising, Media and Commercial and from Scarface Nation to Incentive!"
Créditos Fotográficos
George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images