Como limpar um barril de cerveja caseiro

••• Photos.com/Photos.com/Getty Images

Se você utiliza um barril de cerveja caseiro para fazer cerveja ou simplesmente armazená-la, deverá limpá-lo periodicamente. A cerveja deixa depósitos no interior do barril, que ao longo do tempo podem afetar muito sua qualidade. A limpeza é um processo de duas partes, incluindo limpeza e desinfecção. Embora demorado, este processo fica muito mais fácil com a prática.

Passo 1

Lave o barril com água de sua mangueira de jardim. Como sua limpeza pode ser um processo bagunçado, limpe-o da primeira vez em um local ao ar livre, se possível. Se precisar fazer dentro de casa, faça no chuveiro.

Passo 2

Adicione 3 colheres de sopa de pó para lavagem de cerveja (PBW). Este produto é especialmente formulado para limpeza de barris. Se não tiver acesso a ele, adicione algumas gotas de detergente líquido.

Passo 3

Encha o barril com água. Recoloque a tampa e agite-o vigorosamente. Deixe-o de molho durante a noite.

Passo 4

Remova a tampa e despeje a água.

Passo 5

Use a chave para soltar as porcas do barril. Retire porcas e outras peças e coloque-as na tigela junto da tampa. Adicione 1/2 colher de sopa de PBW em pó e água. Deixe a solução de limpeza assentar.

Passo 6

Lave o barril completamente pelo menos três vezes com água fresca. Depois de lavá-lo cuidadosamente, remova as porcas, peças e tampa da tigela e lave-as com água fresca. Use a chave para recolocar as porcas e peças do barril.

Passo 7

Prepare 3,5 L de solução de desinfetante, seguindo as instruções do produto. Despeje a solução em seu barril, recoloque a tampa e feche-o. Agite-o em todas direções. Feito isso, deixe-o de repouso por cerca de cinco minutos.

Passo 8

Use um sistema de CO2 para secar o barril. Se tiver utilizado um desinfetante sem enxágue, não há necessidade de enxaguá-lo com água. Feito isso, seu barril está pronto para a próxima produção de cerveja caseira.

Mais recentes

×