Como limpar chão de cimento

••• Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images

Você pode facilmente manter e limpar chãos de cimento e concreto, removendo cola, urina, marcas de gesso, manchas gordurosas, de tinta e de ferrugem. Aprender quais são os métodos corretos de limpeza destas superfícies pode ser útil, em especial, quando você está pensando em trabalhar o piso com manchas decorativas. As marcas e a sujeira podem ser retiradas e, com técnicas simples de limpeza, você pode eliminar futuros problemas. O truque é operar na base da tentativa e erro, começando de leve e aumentando aos poucos a potência dos produtos de limpeza utilizados até que a superfície fique do jeito que você quer.

Passo 1

Com água e a escova não metálica, lave o chão para remover a sujeira da superfície.

Passo 2

Use um sabão leve, amônia e água para limpar manchas profundas. Esfregue o chão usando a escova e tenha cuidado com a amônia. Ela só deve ser usada quando houver uma boa ventilação. Confira também o rótulo do sabão para ter certeza de que ele não contém cloro nem água sanitária, porque estes produtos jamais devem ser misturados à amônia -- o vapor produzido pela mistura é tóxico e perigoso e pode até mesmo ser fatal.

Passo 3

Para poder selar o cimento ou pintá-lo com um efeito de manchas, será preciso fazer uma limpeza ainda mais profunda, usando o fosfato de tri-sódio e a "enceradeira" especial que esfrega e lava pisos.

Passo 4

Com a espátula, raspe todo material possível da superfície do cimento (como cola e goma de mascar). Aplique uma pasta de lixívia ou cal hidratada; misture com álcool desnaturado para a pasta ficar macia. Deixe o material secar e depois esfregue com um escovão de cerdas duras.

Passo 5

Aplique um detergente tipo stripper e um desengordurante, se necessário. Siga as instruções dos fabricantes destes produtos. Após a aplicação, esfregue o chão de novo com TSP e depois enxágue com água.

Mais recentes

×