Como limpar ferrugem de aço de carbono

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

O aço de carbono tem muitas aplicações. Ele é um material forte, usado na construção de edifícios, ferramentas, carros e aparelhos. Por ser bastante propenso à oxidação, em muitos casos ele possui uma camada à prova de ferrugem ligada à superfície do metal. Isto se chama aço galvanizado. Sem esse revestimento de proteção, o aço enferruja rapidamente quando exposto a água ou umidade durante muito tempo. O melhor caminho para evitar que a oxidação aconteça é remover a ferrugem de imediato. Pequenos pontos enferrujados são os mais fáceis de limpar.

Passo 1

Esfregue a ferrugem com uma lixa de 80 a 100 grãos. A lixa é suficientemente forte para remover a ferrugem sem danificar o aço de carbono.

Passo 2

Despeje o removedor de ferrugem na lã de aço e aplique-o no aço de carbono enferrujado.

Passo 3

Deixe o removedor de ferrugem por cinco a 20 minutos, dependendo do tamanho da área oxidada. O principal ingrediente em removedores comerciais é um ácido, tal como ácido oxálico ou ácido fosfórico.

Passo 4

Limpe a ferrugem com toalhas de papel ou panos.

Passo 5

Aplique uma fina camada de óleo mineral no aço de carbono, caso seja preciso. O óleo fornece uma barreira de umidade que evita a formação de ferrugem. Uma outra opção é a aplicação de um primer de metal no aço de carbono, com um pincel. Os primers fornecem um revestimento à prova de ferrugem aos metais.

Mais recentes

×