Como limpar um filtro HEPA de aspirador de pó ao invés de substituí-lo

Os filtros HEPA são ótimos para pessoas que têm alergia. Embora haja diversos aspiradores de pó ensacados, que têm fama de reduzirem os alérgenos, eles não se comparam com a habilidade do filtro HEPA em um aspirador sem saco. Muitas pessoas não sabem que podem economizar dinheiro se limparem os filtros HEPA ao menos duas a três vezes antes de terem que ser substituídos.

Passo 1

Desligue o aspirador de pó e remova o coletor de pó. Existem algumas marcas que exigem que você desprenda um fecho, enquanto em outras é só puxar.

Passo 2

Destrave a tampa do filtro. A maioria dos modelos tem um travamento por torção. Para destravá-la, simplesmente gire no sentido anti-horário.

Passo 3

Retire o filtro HEPA. Algumas marcas têm invólucros duros enquanto outras possuem isopor.

Passo 4

Encha o balde com água morna e detergente.

Passo 5

Coloque o filtro no balde de água com sabão. Deixe-o de molho por 5 a 10 minutos para soltar os acúmulos mais resistentes.

Passo 6

Limpe o filtro com luvas de borracha. Passe os dedos cuidadosamente nos seus encaixes enquanto, alternadamente, o retira e coloca novamente na água.

Passo 7

Enxágue bem o filtro em água corrente.

Passo 8

Dobre a toalha pela metade duas vezes e coloque-a no balcão ou mesa. Ponha o filtro úmido sobre ela e deixe-o secar bem.

Passo 9

Recoloque-o no coletor de pó e trave-o. Recoloque o coletor em sua posição no aspirador.

Mais recentes

×