Como limpar gesso seco em pisos de madeira

••• Jupiterimages/Creatas/Getty Images

As reformas na casa causam bagunça. Apesar de tomar medidas para proteger seus pisos de madeira de materiais pegajosos, como gesso, os respingos e derrames podem secar rapidamente. Limpar o gesso seco em um piso de madeira é mais difícil que remover uma sujeira fresca, mas é possível. Comece a trabalhar assim que notá-lo, para evitar ao máximo que o material penetre na superfície.

Passo 1

Umedeça o gesso endurecido antes de tentar limpar o acúmulo do piso de madeira. Molhe um pano branco e macio em água morna e coloque em cima do gesso por alguns minutos para soltar a mistura. Se as manchas estiverem espalhadas, passe um esfregão úmido – não molhado – sobre o gesso. Evite molhar o piso com água para prevenir deformar e apodrecer a madeira.

Passo 2

Coloque um pano branco e seco sobre o gesso, então aplique calor com um ferro de passar. Você pode manter o calor a seco seguramente no piso de madeira por um tempo maior do que usando vapor.

Passo 3

Raspe – cuidadosamente, para evitar arranhar – o gesso seco da madeira usando um objeto sem corte, como uma espátula ou faca de manteiga.

Passo 4

Remova o gesso seco difícil de sair com uma lixadeira. Este método é mais demorado, pois também remove o acabamento do piso. Após tirar o gesso do piso, retoque-o com um acabamento de madeira para selá-lo novamente.

Mais recentes

×