Como limpar persianas romanas

As cortinas romanas são um dos mais versáteis tipos de cobertura para janela. Elas podem ser feitas em quase qualquer tecido para complementar qualquer decoração. O uso de um tecido com forro isolante aumenta a sua eficiência energética, ou eles podem ser combinadas com tecido blackout para o máximo de privacidade. As cortinas romanas também são fáceis de limpar, com apenas alguns utensílios domésticos.

Passo 1

Aspire as cortinas para remover a sujeira solta e poeira. Use o acessório para estofados de seu aspirador para a superfície, e o de fendas para entrar nas dobras. Aspirar regularmente prolongará a vida de suas cortinas.

Passo 2

Use um pano único e o limpador de estofados para limpar quaisquer manchas nas suas cortinas romanas. Siga as instruções no frasco do limpador e aplique, testando-o primeiro em uma área escondida.

Passo 3

Lave as cortinas na máquina de lavar. Se elas não contiverem plástico ou ripas de madeira, você pode lavá-las em sua máquina com detergente neutro. Pendure-as para secar e passe com ferro os eventuais amassados. Mesmo que suas cortinas contenham peças de madeira ou plástico, elas podem estar em bolsos no tecido. Abra uma das extremidades da manga e deslize o pedaço de madeira ou plástico para fora. Recoloque as peças após a lavagem.

Passo 4

Limpe com vapor as cortinas romanas que não podem ser colocadas na máquina de lavar. Deixe as cortinas no lugar e use o acessório para estofados de seu limpador a vapor. Tenha cuidado para não deixar a cortina muito molhada.

Passo 5

Envie as cortinas para uma tinturaria. Se elas forem frágeis ou você estiver com medo desses outros métodos de limpeza, uma tinturaria especializada em lavagem a seco, especialmente uma que cuide de cortinas, deve ser capaz de limpá-las para você.

Mais recentes

×