Como limpar tubos de queimadores de fornos

••• David De Lossy/Photodisc/Getty Images

Um forno limpo é saudável e eficiente. As partes sujas e empoeiradas desgastam-se mais rapidamente e podem ser caras para substituir. A manutenção constante manterá seu forno funcionando e seguro. Limpar os tubos dos queimadores é uma tarefa que você só pode fazer em fornos abastecidos por gás natural e propano. Os que utilizam óleo precisam de manutenção profissional.

Passo 1

Desligue a energia elétrica e remova a porta da câmara de combustão de seu forno. Se tiver uma tampa de queimador, retire-a. Desligue o registro do gás.

Passo 2

Aspire toda a área descoberta. Tenha atenção com os queimadores e a base. Você pode prender uma mangueira menor na extremidade da mangueira do aspirador para alcançar o fundo dos tubos dos queimadores. Um cano de drenagem funciona bem.

Passo 3

Remova a porta da ventoinha inferior para aspirar dentro. Use sua lanterna para procurar fuligens escuras ou rachaduras nos dois compartimentos. Verifique bem se existem rachaduras nas laterais dos tubos do queimador.

Passo 4

Ligue o forno e o gás novamente. Mantendo-se a uma distância segura, inspecione a cor das chamas: azuis e retilíneas indicam um forno limpo; chamas amareladas ou curvadas indicam que há necessidade de limpeza adicional em outros locais de seu sistema.

Passo 5

Desligue a energia novamente e coloque a tampa do queimador e os painéis da porta no lugar.

Passo 6

Ligue a energia elétrica novamente e aprecie um sistema de aquecimento mais eficiente e limpo.

Mais recentes

×