×
Loading ...

Linfadenite caseosa em gado bovino

A linfadenite caseosa é uma condição crônica que aparece em animais ruminantes, incluindo ovinos, caprinos e bovinos. Geralmente causa abscessos, externos e internos, podendo resultar em emagrecimento e morte do animal.

As vacas são suscetíveis a certas bactérias encontradas de forma mais prevalente em outros animais (cow. cow in farm/field image by L. Shat from Fotolia.com)

Causa

Essa doença é causada por infecção causada pela bactéria Corynebacterium pseudotuberculosis no animal afetado.

Loading...

Transmissão

As bactérias tipicamente entram no animal por uma ferida aberta na pele ou pelas membranas mucosas na boca ou pulmões. Podem ser transmitidas a um rebanho por outros animais com abscessos drenantes. Em alguns casos, esses portadores parecem saudáveis. A transmissão também ocorre por ração, cama e equipamentos contaminados.

Sintomas

Os sintomas de apresentação mais comuns são os abscessos nos linfonodos, especialmente ao redor da cabeça e pescoço. Em equinos e bovinos, podem assemelhar-se à acne, ou ter a aparência de grandes abscessos na área peitoral. Podem parecer úlceras abertas drenantes ou abscessos fechados e inflamados.

Complicação

É possível que os animais desenvolvam abscessos internos. Estes podem causar perda de peso e, finalmente, emaciação. Os abscessos são encontrados especificamente no fígado e pulmões na maioria dos animais submetidos à necrópsia.

Tratamento

Geralmente o diagnóstico é feito primeiro pelo exame físico dos sintomas externos e então pela análise bacteriana de aspirações do abscesso. Não há tratamento para animais individualmente afetados. O melhor tratamento para o rebanho é o abate dos animais infectados e completar a vacinação anual.

No gado bovino

O gado bovino não é tipicamente portador da doença, tornam-se expostos, e apresentam casos isolados quando abrigados com pequenos ruminantes infectados. Em novilhas e vacas afetadas, aborto e mastite podem se tornar prevalentes.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...