Cistos de pele em cães das raças pequinês e shih tzu

Os donos de shih tzu ou pequineses devem checar por qualquer mudança na pele do cão

puppy image by Mat Hayward from Fotolia.com

A Mayo Clinic descreve um cisto com um saco cheio de ar, fluído ou outro material. Os shih tzu são conhecidos por terem propensão a cistos sebáceos -- também chamados de cistos epidérmicos. Os pequineses são propensos a cistos na área interdigital, um tipo de cisto que surge entre os dedos dos pés.

Causas

Acredita-se que os cistos sebáceos resultam de uma obstrução nos folículos capilares, levando a um acúmulo anormal de sebo (a substância oleosa que as glândulas sebáceas produzem para lubrificar a pele). Cistos interdigitais são o resultado de mudanças inflamatórias nas glândulas sudoríparas dos pés.

Considerações

Outros problemas ou condições podem produzir pápulas parecidas com um cisto, como verrugas, acne canina, dermatite, mordidas, picadas, reação a injeções e câncer de pele.

Cuidados

O pequinês e shih tzu com cisto deve ser escovado com cautela

shit-tzu... image by sophie roussel-loriot from Fotolia.com

Com pelagem dupla, os shih tzu e os pequineses devem ser tosados regularmente. Os donos devem sentir e examinar a pele através do pelo do cão, estando consciente de cada mudança. Se o animal tem qualquer tipo de cisto de pele, o dono deve cuidar para não arranhar ou rompê-lo durante a escovação.

Advertências

Apesar de cistos sebáceos e interdigitais não trazerem risco de vida, eles podem infeccionar. Daí, o que parece ser um simples cisto pode se tornar algo bem mais sério. Leve seu cão ao veterinário se encontrar qualquer caroço ou inchaço em sua pele.

eHow Brasil
×