×
Loading ...

Cistos de pele em cães das raças pequinês e shih tzu

A Mayo Clinic descreve um cisto com um saco cheio de ar, fluído ou outro material. Os shih tzu são conhecidos por terem propensão a cistos sebáceos -- também chamados de cistos epidérmicos. Os pequineses são propensos a cistos na área interdigital, um tipo de cisto que surge entre os dedos dos pés.

Os donos de shih tzu ou pequineses devem checar por qualquer mudança na pele do cão (puppy image by Mat Hayward from Fotolia.com)

Causas

Acredita-se que os cistos sebáceos resultam de uma obstrução nos folículos capilares, levando a um acúmulo anormal de sebo (a substância oleosa que as glândulas sebáceas produzem para lubrificar a pele). Cistos interdigitais são o resultado de mudanças inflamatórias nas glândulas sudoríparas dos pés.

Loading...

Considerações

Outros problemas ou condições podem produzir pápulas parecidas com um cisto, como verrugas, acne canina, dermatite, mordidas, picadas, reação a injeções e câncer de pele.

Cuidados

Com pelagem dupla, os shih tzu e os pequineses devem ser tosados regularmente. Os donos devem sentir e examinar a pele através do pelo do cão, estando consciente de cada mudança. Se o animal tem qualquer tipo de cisto de pele, o dono deve cuidar para não arranhar ou rompê-lo durante a escovação.

O pequinês e shih tzu com cisto deve ser escovado com cautela (shit-tzu... image by sophie roussel-loriot from Fotolia.com)

Advertências

Apesar de cistos sebáceos e interdigitais não trazerem risco de vida, eles podem infeccionar. Daí, o que parece ser um simples cisto pode se tornar algo bem mais sério. Leve seu cão ao veterinário se encontrar qualquer caroço ou inchaço em sua pele.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...