Lista de ferramentas para técnicos em refrigeração

••• refrigerating equipment image by Alexey Kuznetsov from Fotolia.com

Técnicos em refrigeração são profissionais especializados que trabalham em pequenas unidades domésticas, restaurantes, comércios e unidades de escala industrial. Eles utilizam uma grande quantidade de ferramentas para instalar e reparar máquinas que mantêm os alimentos e outras coisas frias. São objetos básicos e específicos projetados para serem usadas em refrigeradores.

Ferramentas básicas

tools image by Marek Kosmal from Fotolia.com

Diversas ferramentas básicas são usadas no reparo de unidades refrigeradoras. Chaves são usadas para remover parafusos e outros encaixes. Chaves de boca servem para espaços pequenos, assim como as chaves Allen. Chaves de fenda de bolso são úteis, assim também como uma boa lanterna para ajudar a iluminar o interior das máquinas. Ferros de soldar e maçaricos são normalmente usados para unir peças de sistemas de refrigeração.

Cortador de tubulação, solda e ferramentas para afrouxar

scissor cut white plastic pipe image by Graf_es from Fotolia.com

Várias ferramentas para cortar tubos de metal são necessárias. Cobre e outros metais são utilizados em refrigeradores para mover o fluido refrigerante, encanar a água e ventilar o ar. Um cortador de tubos está projetado para cortar estas peças metálicas de maneira correta e facilitar a conexão do encanamento. Ferramentas para soldar servem para cortar e unir peças da tubulação de cobre e ajustá-las ao compressor. O ajuste do compressor funciona para regular a pressão no interior do sistema de encanamento, o que é essencial na refrigeração. Maçaricos e ferramentas para afrouxar cortam as conexões de tubos que não precisam de solda, simplificando a tarefa.

Medidores de pressão

Medidores de pressão são dispositivos que testam a pressão e o fluxo através do sistema de refrigeração. Eles injetam pressões alta e baixa no sistema e podem detectar perdas, problemas e interrupções de fluxo.

Multímetro

Digital Multimeter image by TekinT from Fotolia.com

O multímetro, também chamado de medidor de volt/ohm ou MOV, é um dispositivo que mede os componentes elétricos dos refrigeradores. Eles podem medir voltagem, corrente e resistência. Podem identificar anomalias elétricas e mostrar resultados analógicos e digitais.

Termômetro portátil

round thermometer image by timur1970 from Fotolia.com

Termômetros portáteis são pequenos dispositivos que medem a temperatura dentro de grandes espaços. Eles são úteis para ver como as unidades de refrigeração estão funcionando -- o quão rápido elas esfriam ou o quanto regulam a temperatura com o tempo.

Juntas de mangueira

Uma junta ajuda a unir as mangueiras entre si ou a outras partes do sistema de refrigeração. Ela ajuda a selar mangueiras quando o encaixe entre elas não é perfeito.

Itens descartáveis

spray image by Dragana Petrovic from Fotolia.com

A refrigeração requer o fornecimento de elementos descartáveis que são usados para reparar o sistema. Fluidos refrigerantes como o R-22, R-134A e R-404A devem ser mantidos em estoque para repor as perdas ocorridas e outros danos. Gases como oxigênio e acetileno são usados para alimentar a chama dos ferros para soldar e dos dispositivos para desencaixar. Lubrificantes devem ser mantidos a mão para evitar que as partes móveis fiquem travadas e para a manutenção normal. Óleo compressor e diversos tipos de graxa são usados em ambientes de refrigeração.

Mais recentes

×