Lista de nomes de aves
Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images
Nomes de pássaros são alguns dos nomes mais famosos de animais no mundo. Eles são escolhidos como mascotes por times profissionais de esportes de Baltimore Orioles até Baltimore Ravens. Outros nomes de pássaros são menos conhecidos e exóticos, como o maçarico-real e a ema.
Aves de rapina
Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images
As aves de rapina tendem a ter nomes que lembram força e habilidade de caça. As que têm bicos em forma de gancho e garras curvas são as mais mortais. Entre os nomes desses pássaros está o símbolo da América, a águia-de-cabeça-branca. Outros nomes dessa categoria de aves incluem falcões, condores, gaviões e águias-pescadoras. Um nome menos conhecido é o secretário ou serpentário. Os abutres e os urubus também são aves de rapina.
Aves de caça
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
As aves de caça são aquelas que são caçadas para alimentação. Os nomes mais conhecidos incluem o faisão, o peru, a codorna e o perdiz. Os nomes que se enquadram nessa categoria e são menos conhecidos por quem não caça incluem a abetarda, o frango-d'água, a galinha-da-angola e a tetraz.
Aves marinhas
David De Lossy/Digital Vision/Getty Images
As aves marinhas são aquelas que se alimentam ao longo da costa marinha ou que andam nas marés à procura de comida. Muitas aves marinhas têm nomes que estão entre os mais conhecidos nomes de aves, como os pelicanos e as gaivotas. O albatroz, considerado uma ave de sorte pelos marinheiros, é uma ave que tem sido adotada como símbolo de carga pesada graças ao poema de Coleridge "The Rime of the Ancient Mariner ("A rima do velho marinheiro", em tradução livre), no qual o marinheiro que mata um albatroz é forçado a usá-lo ao redor de seu pescoço como penitência. Os nomes mais exóticos e menos conhecidos de aves marinhas incluem o moleiro, a fragata, a corta-água e o petrel-azul.
Aves que não voam
John Foxx/Stockbyte/Getty Images
Quando as pessoas pensam em aves que não voam, o nome que mais vem à mente é o pinguim. Na verdade, existem muitas aves que não são capazes de voar. Entre outras, as mais conhecidas são o avestruz, o kiwi e o emu. O papagaio-mocho da Nova Zelândia é um das aves que não voam mais raras e a evolução tem contribuído para seu estado, pois ele não tem predadores naturais. Outras aves que não voam são duas espécies de ema, três tipos de casuar e 49 espécies de uma ave da América Central e América do Sul conhecida como nambu.
Aves de água doce e de lagos
Anup Shah/Digital Vision/Getty Images
As aves de lagos e de água doce são as mais identificáveis de todas as espécies de aves. Quase todo mundo pode identificar um pato ou um ganso, e aqueles que moram em áreas onde esses pássaros vivem estão geralmente muito familiarizados com garças, gruas e cegonhas. Outras aves que fazem parte desse grupo são os flamingos, os cisnes, os íbis e os colhereiros.
Pequenas aves passeriformes
John Foxx/Stockbyte/Getty Images
As pequenas aves passeriformes têm alguns dos nomes mais incomuns na população de aves. A trepadeira-dos-muros recebe esse nome por procurar por comida em paredes de penhascos. As trepadeiras se alimentam acima e abaixo das árvores e fazem ninho em pequenos buracos. As aves passeriformes mais conhecidas são as cotovias, as andorinhas e as carriças. Esse grupo é também abrigo para o nome de ave garantido por provocar o maior desconforto em sociedades mistas: o chapim.
Referências
- "The World of Animals"; Martin Walters and Jinny Johnson; 1999
- Ornithology: Nomes de aves [em inglês]
Recursos
Sobre o Autor
Timothy Sexton's more than 10,000 articles have been published on sites ranging from USA Today to CareerAddict, from PopEater to TakeLessons.com. His writing has been referenced in books ranging from "The Reckless Life...of Marlon Brando" to "Brand New China: Advertising, Media and Commercial and from Scarface Nation to Incentive!"
Créditos Fotográficos
Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images