Como se livrar de ferrugem de hortelã

Mantenha a ferrugem longe para uma hortelã saudável e desenvolvida

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

A ferrugem é provocada na infecção pelo fungo puccinia menthae, que causa manchas empoeiradas nas folhas, bem como pústulas e, muitas vezes, resulta na morte da planta ou nanismo grave. Ele afeta vários tipos de hortelã, mas as espécies relacionadas, como a manjerona, também podem ser susceptíveis. Produtos químicos não devem ser usados na hortelã que se destina à alimentação, portanto, livrar-se desse fungo no jardim de ervas em casa requer opções não químicas.

Step 1

Remova as plantas infectadas o mais cedo possível. O primeiro ciclo do fungo cria brotos pálidos e raquíticos na hortelã no período da primavera. Se possível, os remova e destrua antes que eles desenvolvam grupos de pústulas, que liberam esporos infecciosos. Se o problema é notado tarde demais, remova as plantas infectadas antes dos pontos de ferrugem ficarem pretos, pois isso significa que eles podem liberar esporos que hibernam nos rizomas da hortelã e do solo ao redor.

Step 2

Transfira plantas saudáveis ​​para um canteiro novo, mas monitore-as cuidadosamente para verificar a presença de sinais de infecção. Se aparecerem pontos de ferrugem, elimine todas as plantas e comece uma nova plantação com hortelã fresca ou sementes novas.

Step 3

Previna esporos de ferrugem de hortelã que podem estar presentes nos rizomas de plantas que sobreviveram ao inverno lavando-as em água a 44 graus no outono.

Step 4

Deixe as plantas na água quente por 10 minutos e, em seguida, as resfrie em água gelada e plante-as novamente. Não exceda 44 graus celsius, pois isso pode matá-las.

eHow Brasil
×