Como desidratar folhas de louro
Thomas Hooke/Demand Media
As folhas de louro crescem em loureiros, que se originam da Ásia Menor, embora essa planta aromática também seja encontrada no Mediterrâneo e em outras regiões de clima similar. As folhas de louro são populares entre os cozinheiros e dão um sabor picante a sopas, ensopados, molhos, massas e legumes. Quando desidratadas, elas são ótimas para serem utilizadas em pot-pourris, guirlandas e sachês, além de exalarem um aroma forte e terroso que perfuma sua casa.
Step 1
Colha as folhas de louro quando o orvalho da manhã tiver secado e elas não estiverem quentes por causa do sol do meio-dia, seja no meio da manhã ou no início da noite.
Step 2
Corte ramos grandes da planta com uma tesoura de jardinagem e agite-os delicadamente para remover os insetos.
Step 3
Remova todas as folhas mortas, doentes ou danificadas, e retire todos os detritos.
Step 4
Lave os ramos em água fria e agite-os delicadamente para remover o excesso de água. Seque-os cuidadosamente com panos de prato macios, pois as folhas de louro molhadas podem mofar e estragar.
Step 5
Corte as folhas da parte inferior dos ramos, deixando cerca de 1,2 cm a 2,5 cm do caule desfolhado.
Step 6
Divida os ramos em grupos pequenos de quatro a seis. Amarre a ponta de um barbante em torno dos ramos de cada grupo e a outra extremidade na base de um cabide de arame, de modo que as folhas de louro fiquem penduradas de cabeça para baixo.
Step 7
Pendure os cabides com as folhas de louro em uma área seca e quente (24 ºC a 26,5 ºC), onde circule bastante ar. A desidratação completa normalmente demora de duas a quatro semanas.
Step 8
Armazene as folhas de louro desidratadas dentro de recipientes hermeticamente fechados em um local fresco e seco. Cheque-as todos os dias durante dois a três dias. Se surgir alguma umidade, remova as folhas e deixe-as secar mais.
Referências
Recursos
Dica
- Examine regularmente as folhas de louro penduradas para verificar se há mofo nelas. Se isso acontecer, descarte o grupo afetado.
- Se as folhas de louro estiverem completamente desidratadas, os ramos se partirão com facilidade.
- Armazene as folhas inteiras, e não trituradas ou em pó, a fim de preservar melhor a cor e o sabor.
Sobre o Autor
Yvette Sajem has been a professional writer since 1995. Her work includes greeting cards and two children's books. A lifelong animal advocate, she is active in animal rescue and transport, and is particularly partial to senior and special needs animals.
Créditos Fotográficos
Thomas Hooke/Demand Media