Como se livrar da sarna do seu gato

••• George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images

Nenhuma pessoa que goste de animais irá querer vê-los com desconforto ou dor. Se você vir o seu gato se coçando demais, ou até mesmo ao ponto de sangrar, ele pode estar sofrendo de sarna. Os ácaros causadores dessa doença vivem na pele do animal ou nas orelhas. Caso não seja tratado, ele pode infectar outros animais e até mesmo você e a sua família.

Passo 1

Examine atentamente a pele e as orelhas do seu gato. Se você notar que a pele está ressecada, com falhas ou sangue, contate um veterinário.

Passo 2

Informe ao seu veterinário que você deseja que o seu gato seja testado para ver se está com sarna. Ele tirará uma amostra de células da pele e irá analisá-la com um microscópio, verificando se há a presença dos ácaros que causam a sarna.

Passo 3

Peça ao veterinário que dê ao seu gato uma injeção de ivermectina. Ela ajudará a matar os ácaros. As injeções devem ser aplicadas a cada semana, durante um mês.

Passo 4

Umedeça a pele do seu gato, ensaboe-a com o xampu anticaspa para gatos e lave-a. Ele ajudará a aliviar um pouco a coceira e a pele ressecada.

Passo 5

Compre o enxofre líquido com o seu veterinário ou num pet shop. Seguindo as instruções do fabricante, misture o enxofre com água e aplique na pele do seu gato. Não enxague.

Passo 6

Se o veterinário prescrever, compre uma pomada de cortisona que irá ajudar na coceira e prevenir infecções em seu gato. Se o seu gato já se coçou o bastante ao ponto de ferir a pele, o veterinário irá prescrever antibióticos via oral para combater infecções.

Passo 7

Lave e desinfete tudo em sua casa onde o seu gato esteve em contato, como roupas e móveis. Isso irá garantir que os ácaros que estavam presentes nesses lugares morram, impedindo que o seu gato se infecte novamente.

Mais recentes

×