Como livrar-se da água amarela em um aquário

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Um problema que frequentemente ocorre nos aquários é a água ganhar um tom amarelo. Isso acontece devido à vários fatores, incluindo o excesso de tanino na água, a frequência da troca de água, a quantidade de peixes e plantas dentro do aquário e o tipo de sistema de filtração usado. Você pode facilmente resolver estes problemas para impedir que a água se torne amarela. Continue a tratar a água amarela usando o mesmo método se o problema acontecer novamente no futuro.

Passo 1

Retire o filtro atual do seu sistema de filtragem e substitua-o por um filtro de carvão ativado. Isto irá limpar a maior parte do tom amarelo da água. Troque o filtro de carvão todo mês para melhores resultados.

Passo 2

Examine todas pedras grandes, conchas, troncos ou outros itens decorativos no aquário. Às vezes, os taninos liberados desses objetos decorativos deixam a água amarela. Mergulhe os itens decorativos não plásticos em água fervente por duas horas e objetos de plástico em água limpa por duas semanas. Coloque-os dentro do aquário quando estiverem limpos.

Passo 3

Retire de 25 à 50 por cento da água do aquário usando sifão e mangueira. Drene a água do aquário para um balde grande ou uma pia que estiver próxima.

Passo 4

Substitua a água do aquário por água destilada. A água de torneira pode conter substâncias químicas que, além de prejudicar os peixes, também pode amarelar a água.

Passo 5

Coloque algumas pastilhas condicionadoras de água no aquário para condicionar a água e garantir que ela seja segura para os peixes. Siga as orientações recomendadas para pastilhas condicionadas com base na marca da pastilha e no tamanho do aquário.

Passo 6

Substitua 25 por cento da água toda semana, até que a água fique clara.

Mais recentes

×