×
Loading ...

Como lixar mármore

Lixar mármore é um processo que consome tempo. Para atingir os resultados desejados será necessário lixar a úmido. Enquanto essa técnica funcionará bem para estátuas, lajotas e bancadas, lixar superfícies grandes como o chão, requer uma técnica e processo totalmente distinto. Aprender essa técnica permitirá polir cortes feitos manualmente e bordas rugosas, fazendo seu mármore brilhar.

Instruções

Lixe mármore para deixá-lo liso e brilhante (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Comece com a lixa mais grossa que tiver. Enrole-a em volta de um bloco de madeira ou em um suporte de espuma. Umedeça a superfície da lixa e do mármore. Comece a lixar. Use lixas 220 para suavizar irregularidades. Para manchas, use grão 400. Para o resto, comece com uma 600.

    Loading...
  2. Progrida pelas lixas, aumentando os números até chegar em 1600 ou 2000 (ou pare quando gostar da aparência, mesmo que seja apenas a 600). Certifique-se de manter a área lixada úmida ou pode-se "queimar" o mármore. Nesse ponto o mármore deve estar com um brilho polido e livre de manchas superficiais.

  3. Sele a área lixada. Utilize um selador de mármore, aplique-o generosamente com o pano. Espere o tempo indicado e retire qualquer excesso com um pano branco limpo.

Loading...

Dicas

  • Encontre as lixas em lojas de artigos automotivos ou de ferragens. É importante manter a área úmida enquanto estiver lixando. Se possível, tente praticar em um pedaço do mesmo tipo de mármore antes.

O que você precisa

  • Lixas com grãos variados úmida/seca 220 - 1600
  • Selador de mármore
  • Água
  • Panos brancos
Loading ...
Loading ...