×
Loading ...

Como lixar e polir louças de porcelana quebradas

Todo mundo algum dia já quebrou um prato de porcelana. A peça pode ter sido adquirida em um brechó a um preço acessível ou talvez ser parte jogo de jantar do seu casamento. Em todo caso, você não precisa descartar os cacos. Se não for possível encontrar todas as peças para formar o prato novamente, você pode transformá-las em bijuterias ou mosaicos. Assim, será possível conservar essas peças bonitas e especiais. No entanto, primeiro é preciso polir e lixar as bordas para evitar que machucar-se.

Instruções

Lixe a louça quebrada para utilizá-la em projetos artesanais (broken china image by Luisafer from Fotolia.com)
  1. Espalhe suas peças de porcelana sobre uma superfície plana e limpa, com espaço suficiente para reorganizá-las e visualizá-las continuamente. Vista as luvas de couro antes de manusear as peças; luvas de jardinagem são uma boa opção. Use óculos de segurança para proteger os olhos.

    Loading...
  2. Encaixe um disco de lixa grossa na retífica manual. Segure um grande pedaço de porcelana firmemente na mão protegida com a luva e apoie o disco giratório suavemente sobre as bordas. Mova-o para frente e para trás sobre em um movimento horizontal, para conferir um formato chanfrado.

  3. Vire a peça e repita o passo anterior até que todas as bordas estejam chanfradas e arredondadas. Se você estiver modelando a peça, continue lixando até que ela assuma a forma desejada, em vez de simplesmente alisar as arestas.

  4. Troque por um disco de lixa média e passe-o sobre as bordas da peça para suavizar as marcas de lixamento do disco grosso. Repita com um disco fino para polir bem as bordas.

Loading...

Dicas

  • Não empurre a sua ferramenta contra as bordas; segurá-la firmemente contra a porcelana funcionará bem. Empurrar com muita força diminuirá a velocidade da lixa e pode trincar a peça de porcelana.

O que você precisa

  • Pedaços de porcelana
  • Luvas de couro
  • Óculos de segurança
  • Retífica manual
  • Discos de lixa grossa, média e fina

Referências

Loading ...
Loading ...