O que lulas comem na cadeia alimentar?
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Lulas são cefalópodes carnívoros marinhos cujo tamanho varia de alguns centímetros até mais de 10 m. A posição de uma lula na cadeia alimentar é determinada pelo seu tamanho. Quanto menor ela for, mais baixa a sua posição; inversamente, quanto maior ela for, mais alta a sua posição.
Predador
Lulas são predadoras. Elas comem peixes, crustáceos (como o camarão), caranguejos e até outras lulas. São consumidoras secundárias e terciárias, significando que comem herbívoros e outros carnívoros. Elas pegam as presas com seus dois tentáculos de alimentação, as seguram com seus oito braços e mordem pequenos pedaços com um bico parecido com o de um papagaio.
Lulas pequenas
Embora lulas pequenas sejam predadoras, são também presa para muitas outras criaturas, incluindo pássaros, peixes, tubarões, baleias, humanos e lulas maiores. Lulas pequenas têm a habilidade de mover-se rapidamente pela água. Sua pele é coberta por cromatóforos, células pigmentadas dispostas em camadas que permitem ao animal mudar de cor para disfarçar-se no ambiente. As habilidades de mover-se rapidamente e mudar de cor não apenas as ajudam a evitar os predadores, mas também permitem que elas ataquem facilmente as presas.
Lula gigante e colossal
Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images
As espécies de lula gigante e colossal são dois dos maiores animais no planeta, tendo seu comprimento excedido apenas pela baleia cachalote. Chegando a 14 m de comprimento, a lula colossal é o maior invertebrado conhecido. Essas lulas estão próximas do topo da cadeia alimentar, capazes de pegar qualquer animal marinho que quiserem. Baleias já foram encontradas com cicatrizes dos tentáculos de lulas gigantes e garras da lula colossal. A colossal consome pouca comida em relação a outras criaturas marinhas de grande porte, e subsiste principalmente à base de peixes grandes. As adultas, já totalmente crescidas, só são predadas por tubarões e pela cachalote.
Características especiais das lulas
Ainda há muito o que aprender sobre as lulas, por elas morarem perto do fundo do oceano. A lula colossal tem os maiores olhos conhecidos no mundo animal, o que a ajuda a escapar de predadores. Elas são mais lentas que outras lulas. Para ver suas presas nas profundezas elas usam bioluminescência, a habilidade de emitir luz de seus corpos. Algumas dessas presas são o badejo chileno, a marlonga negra e os chaetognatha, que elas capturam usando seus ganchos.
Referências
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images