×
Loading ...

Quais são os predadores da Arara-Canindé?

Atualizado em 19 julho, 2017

A arara é um habitante da copa das árvores nas florestas tropicais. Esses animais são papagaios grandes com cores brilhantes e vivas, classificados com base nas variações de cores. A arara-canindé, também conhecida como arara-azul-e-amarela, é uma ave, e não possui muitos predadores na natureza. De acordo com o Jardim Zoológico do Oregon, as cobras e o desmatamento são a maior ameaça à arara. No entanto, se domesticadas, podem ser presas de outros animais domésticos. Se algumas medidas de segurança não forem tomadas, os cães e gatos podem representar uma enorme ameaça a esse animal. Como a arara-canindé é apenas uma variante de cor nas espécies de araras, os predadores são os mesmos para qualquer uma delas.

As araras-canindé são pássaros extremamente inteligentes. Podem aprender truques e são capazes de decorar vocabulários grandes (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Homem

Os seres humanos são, de longe, os maiores predadores das araras, por vários motivos. De acordo com o Animal Bytes, um site dedicado a informações e descobertas sobre animais, o homem caça a arara por causa de suas penas e carne, além de contrabandear os ovos e os pássaros jovens para vender na indústria de animais de estimação. Os humanos também desmatam o habitat natural desse pássaro, cortando as árvores e cultivando a terra.

Loading...

Águias

Longe do contato humano, as águias são os principais predadores das araras na natureza. A harpia caça a arara quando essas estão nas copas das árvores ou em pleno voo. De acordo com o "The Peregrine Fund", uma organização para preservação das aves sem fins lucrativos, as habilidades de caça da harpia tornam os pássaros presas fáceis por causa da sua precisão no agarre. A águia localiza a presa e nunca a perde de vista. Raramente ela consegue escapar.

Cobras

As araras não se dão bem no chão e, por isso, não aterrissam nele a menos que estejam em um bando de 30 ou mais aves. Cobras como a jibóia e a sucuri caçam araras como a canindé. As cobras devem ser rápidas para conseguir pegar a presa, uma vez que os pássaros podem voar. Felizmente para as cobras, a arara é lenta em terra.

Animais domésticos

Outros animais domésticos, como cães e gatos, representam um sério risco para as araras. Se deixados sem supervisão e no mesmo local que a arara-canindé, podem machucá-la gravemente, pois ela não tolera uma grande perda de sangue. Em geral, os passáros não possuem muito sangue no corpo e podem se esgotar rapidamente, resultando em morte. Para evitar a morte devido a outro animal doméstico, a arara deve sempre ser vigiada de perto.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...