Quais são os predadores da Arara-Canindé?
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
A arara é um habitante da copa das árvores nas florestas tropicais. Esses animais são papagaios grandes com cores brilhantes e vivas, classificados com base nas variações de cores. A arara-canindé, também conhecida como arara-azul-e-amarela, é uma ave, e não possui muitos predadores na natureza. De acordo com o Jardim Zoológico do Oregon, as cobras e o desmatamento são a maior ameaça à arara. No entanto, se domesticadas, podem ser presas de outros animais domésticos. Se algumas medidas de segurança não forem tomadas, os cães e gatos podem representar uma enorme ameaça a esse animal. Como a arara-canindé é apenas uma variante de cor nas espécies de araras, os predadores são os mesmos para qualquer uma delas.
Homem
Os seres humanos são, de longe, os maiores predadores das araras, por vários motivos. De acordo com o Animal Bytes, um site dedicado a informações e descobertas sobre animais, o homem caça a arara por causa de suas penas e carne, além de contrabandear os ovos e os pássaros jovens para vender na indústria de animais de estimação. Os humanos também desmatam o habitat natural desse pássaro, cortando as árvores e cultivando a terra.
Águias
Longe do contato humano, as águias são os principais predadores das araras na natureza. A harpia caça a arara quando essas estão nas copas das árvores ou em pleno voo. De acordo com o "The Peregrine Fund", uma organização para preservação das aves sem fins lucrativos, as habilidades de caça da harpia tornam os pássaros presas fáceis por causa da sua precisão no agarre. A águia localiza a presa e nunca a perde de vista. Raramente ela consegue escapar.
Cobras
As araras não se dão bem no chão e, por isso, não aterrissam nele a menos que estejam em um bando de 30 ou mais aves. Cobras como a jibóia e a sucuri caçam araras como a canindé. As cobras devem ser rápidas para conseguir pegar a presa, uma vez que os pássaros podem voar. Felizmente para as cobras, a arara é lenta em terra.
Animais domésticos
Outros animais domésticos, como cães e gatos, representam um sério risco para as araras. Se deixados sem supervisão e no mesmo local que a arara-canindé, podem machucá-la gravemente, pois ela não tolera uma grande perda de sangue. Em geral, os passáros não possuem muito sangue no corpo e podem se esgotar rapidamente, resultando em morte. Para evitar a morte devido a outro animal doméstico, a arara deve sempre ser vigiada de perto.
Sobre o Autor
Emily Martinez has been writing since 2007, specializing in the fields of special education, sales/marketing and nonprofit. She holds dual bachelor's degrees in psychology and human development, as well as dual associate's degrees in education and horticulture. Martinez has expert experience in avian care, Middle Eastern dance, costume design, machine embroidery, sewing and painting.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images