Por que a luz do roteador fica piscando?
Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images
Quando a luz de um roteador sem fio continua piscando e você ainda é capaz de usá-lo para acessar a internet, significa que o dispositivo está funcionando corretamente. No entanto, se a luz pisca o tempo todo e não funciona corretamente, obviamente há algum problema. Você pode corrigir a maioria dos problemas associados a um roteador através do emprego de algumas dicas simples de solução de problemas, mas, no final, pode ser necessário procurar a ajuda de um profissional.
Transmissões
Tal como um modem, as luzes de um roteador sem fio piscam durante a transmissão de dados para um dispositivo Wi-Fi, como um computador ou um telefone celular. Enquanto o dispositivo Wi-Fi é capaz de receber e enviar dados através de sua conexão sem fio até o roteador, a luz piscando pode ser ignorada. As luzes do roteador piscam quando o dispositivo envia e recebe transmissões de dados, indicando que os dados foram devidamente processados e enviados para um ou outro dispositivo Wi-Fi ou modem.
Luzes piscando constantemente
As luzes de um roteador sem fio piscam mesmo quando um dispositivo Wi-Fi não está conectado. Isso acontece porque o modem, ao qual o roteador está conectado, sempre processa a transmissão de dados a partir da internet. Este processo, conhecido como "Address Resolution Protocol" ou ARP, envolve a conversão dos endereços de provedor da web de 32 bits para endereços Ethernet de 48 bits. A Ethernet é composta por todos os dispositivos conectados a um modem através de um fio ou cabo, incluindo um roteador sem fio. As luzes do roteador piscam sempre que ele envia ou recebe os dados, incluindo os produzidos pela ARP.
Conexões
Quando o roteador processa os dados da ARP, as luzes piscam intermitentemente. Quando ele processa os dados enquanto um dispositivo Wi-Fi está ligado, o piscar acontece mais rapidamente. Se você não consegue acessar o roteador com um dispositivo Wi-Fi, mas as luzes do roteador continuam a piscar rapidamente, pode haver um problema com a conexão do aparelho. Fazer uma conexão sem fio com um roteador requer que você ative a função de conectividade sem fio do dispositivo Wi-Fi. Por exemplo, se tentar conectar um telefone celular ao roteador, certifique-se de ativar a função de rede Wi-Fi do telefone nas configurações do dispositivo, para garantir uma conexão correta.
Considerações
A maioria dos roteadores sem fio é capaz de suportar conexões sem fio para até cinco dispositivos de uma vez. Com cada dispositivo ligado, a velocidade com a qual as luzes do roteador piscam aumenta. Quando o limite do roteador é atingido, as luzes piscando podem permanecer constantemente acesas, porque estão enviando e recebendo as transmissões em um ritmo muito mais rápido do que quando menos dispositivos estão conectados. Um sinal de que o roteador não está funcionando corretamente é quando nenhuma luz está piscando. Se isso acontecer, verifique os fios do roteador para assegurar que estão devidamente conectados ao modem e à tomada elétrica. Se todos os esforços não fizerem roteador funcionar, procure a ajuda de um profissional.
Referências
Sobre o Autor
Lou Martin has been writing professionally since 1992. His work has appeared in the "Los Angeles Times," the "Long Beach Press-Telegram" and the "Deseret Morning News." Martin holds a Bachelor of Science in history and communication.
Créditos Fotográficos
Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images