O que é o modo SPI do D-Link?
O D-Link, formalmente conhecida como Datex Systems Inc., é uma empresa sediada em Taiwan que fabrica produtos de comunicação voltados para usuários domésticos, bem como para pequenas e médias empresas. Os produtos D-Link incluem roteadores sem fio, comutadores e firewalls, media players, câmeras de segurança e outros dispositivos de vigilância. Muitos destes dispositivos possuem uma opção de modo “Stateful Packet Inspection” (Inspeção e Monitoramento dinâmicos de Pacotes), ou SPI.
Modo SPI
O SPI, também conhecido como “stateful inspection” (inspeção dinâmica) ou “stateful firewall” (firewall dinâmico), é uma configuração disponível em muitos dispositivos D-Link, que rastreia vários pacotes ou conexões de rede. Se o dispositivo D-Link incluir um modo SPI, você pode ativar ou desativar esta configuração de proteção através do menu "Settings" (Configurações) do dispositivo. Quando ativado, o modo SPI bloqueia as conexões de rede não reconhecidas e aborda cada pacote como uma conexão isolada, diferentemente de um firewall "stateless" (estático).
O que o roteador verifica
Quando você ativar o modo SPI, o dispositivo D-Link verifica diversas informações para cada pacote de dados que chega. Estas informações verificadas são mais abrangentes que as informações verificadas por dispositivos que não possuem o modo SPI ativado. Sem o modo SPI, os dispositivos limitam a validade das informações verificadas ao cabeçalho de um pacote. Com este modo, eles verificam informações que incluem o endereço da porta, o endereço IP e o número da sequência e código de confirmação de cada pacote.
Ativado x desativado
Por padrão o modo SPI não vem ativado em um dispositivo D-Link. Isto significa que se você quiser usar essa configuração de segurança, precisa ativar o modo SPI através do menu "Settings" (Configurações) do dispositivo. Embora ativar o modo SPI faça aumentar a segurança relacionada com as conexões de entrada, o dispositivo D-Link pode funcionar adequadamente sem o modo SPI. Este, no entanto, ajuda a garantir que os pacotes de informações que entram no sistema se originem na porta onde você estabeleceu a conexão de rede.
SPI desativado
Um benefício potencial de não habilitar o modo SPI é que você pode ter mais facilidade de usar algumas aplicações que exigem a comunicação p2p, como jogos, por exemplo. Na maioria dos casos, se você quiser usar esses aplicativos e, simultaneamente, deixar o modo SPI ativado, você deve manualmente abrir portas específicas para estas aplicações, de modo que elas possam continuar a ser executadas no modo SPI, sem interrupções.
Referências
Sobre o Autor
Since 1992 Matt McGew has provided content for on and offline businesses and publications. Previous work has appeared in the "Los Angeles Times," Travelocity and "GQ Magazine." McGew specializes in search engine optimization and has a Master of Arts in journalism from New York University.