Major Konig e a batalha de Stalingrado

••• war car image by yaros from Fotolia.com

A Batalha de Stalingrado se deu entre os exércitos alemães e soviéticos, começando em 22 de junho de 1941. Durou sete meses, e a guerra se estendeu do Mar Báltico até o Mar Negro. Acredita-se que o Major Erwin Konig tenha sido um atirador de elite durante a Batalha de Stalingrado.

Major Konig

sniper image by Alexander Ivanov from Fotolia.com

Erwin Konig supostamente era um franco-atirador alemão educado em Berlim e enviado a Stalingrado para depor o franco-atirador soviético Vasily Zaitsev Grigoryevich. Acredita-se que ele tenha sido um nobre, enquanto que Zaitsev era um pastor vindos dos Montes Urais. Durante a Batalha de Stalingrado, Zaitsev ficou conhecido como um atirador soviético de primeira linha, que matou 40 soldados alemães nos primeiros dez dias de guerra. A existência de Konig está documentada em registros oficiais de guerra soviéticos, mas os registros alemães negam que ele era um franco-atirador envolvido na Batalha de Stalingrado. Konig foi morto por Zaitsev durante a batalha. O franco-atirador alemão foi interpretado na ficcção pelo ator Ed Harris no filme "Círculo de Fogo".

Operação Barbarossa

tank image by Daniel Dvorak from Fotolia.com

A Operação Barbarossa deu início à Batalha de Stalingrado, quando as tropas alemães chegaram à cidade sem aviso prévio. As tropas da Força Aérea Soviética foram pegas de surpresa e, posteriormente, pereceram. Tropas alemãs dominaram mais de 90% da cidade. Os soviéticos lançaram uma contra-ofensiva, essencialmente prendendo as tropas alemãs em Stalingrado e detendo seu avanço.

Consequências

row of graves image by Stephen Orsillo from Fotolia.com

Mais de 1 milhão de vidas foram perdidas durante a Batalha de Stalingrado, e acredita-se que essa batalha épica tenha sido o primeiro sinal da dizimação das tropas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial.

Mais recentes

×