Manchas rosadas na infecção por salmonela

Visage/Stockbyte/Getty Images

Salmonela é um grupo de bactérias que compreende 2.200 tipos conhecidos. O tipo responsável por causar manchas rosa é a bactéria Salmonella typhi, que é causadora da febre tifoide ou entérica. De acordo com o manual Merck, até 500 casos de febre tifoide por ano são causados por ela.

Diferenças

Body image by Snezana Skundric from Fotolia.com

Desenvolver a febre tifoide é o resultado do consumo de alimentos e água contaminados que contêm a bactéria Salmonella typhi. Ela é diferente das salmonelas não-typhi, que são responsáveis ​​por causar intoxicação alimentar, como a Salmonella enterocolite, que invade os intestinos. A Salmonella typhi não apenas entra no trato gastrointestinal, causando perturbações no intestino, como também pode migrar para outras áreas do corpo. Baço, fígado, sangue e outros órgãos podem sucumbir à bactéria e a morte pode ocorrer devido à febre tifoide.

Transmissão

the man image by Andrey Andreev from Fotolia.com

A Salmonella typhi é uma doença encontrada apenas em humanos. As pessoas podem tornar-se portadoras da doença depois de se recuperarem da febre tifoide. Como aqueles com uma infecção ativa, as pessoas que se recuperaram ainda podem deixar a doença em suas fezes. De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças, a bactéria em questão é encontrada na corrente sanguínea e no trato intestinal de pessoas infectadas e a doença é facilmente transmitida quando esses indivíduos não lavam as mãos.

Sintomas

sick woman image by forca from Fotolia.com

Os sintomas associados com a Salmonella typhi incluem febre, cefaleia, dor nas articulações, dor de garganta, constipação e perda de peso, e podem durar semanas. Por volta da segunda semana de uma infecção por essa bactéria, manchas rosadas começam a aparecer sobre a pele. Cerca de 30% dos doentes infectados irão desenvolver essas manchas.

Aparecimento de manchas

Manchas rosadas podem aparecer planas ou em relevo. Elas geralmente aparecem no abdômen e na parte superior do tórax de indivíduos infectados e podem ter até 4 mm de diâmetro. Em crianças, as manchas podem aparecer na cor salmão, enquanto os adultos podem apresentá-las em cores mais escuras (geralmente vermelha ou vinho). Elas podem demorar alguns dias para desaparecer.

Diagnóstico e tratamento

Smiling young doctor image by Monika 3 Steps Ahead from Fotolia.com

Embora um médico possa determinar se você está sofrendo de infecção pela Salmonella typhi examinando as manchas na pele, outros testes serão realizados. Normalmente exames de sangue, fezes, urina e amostras de medula são necessários para confirmar o diagnóstico. Antibióticos, tais como ampicilina, serão prescritos para tratar a condição. Seu médico pode exigir que você forneça periodicamente amostras de fezes para garantir que você não está disseminando a bactéria.

×