×
Loading ...

Como manter uma sala de aula quieta

Alunos do jardim de infância possuem mentes ativas, e corpos ainda mais. Tentar mantê-los quietos pode ser um desafio até mesmo para o professor mais experiente. A chave para o sucesso está em três itens: definir expectativas, dar alternativas e dar sinais. Combine-os com consistência e as crianças rapidamente aprenderão a ter limites e quais são suas expectativas. Adicionar uma dose liberal de diversão é um bom incentivo em qualquer idade e as crianças irão estar ansiosas para que chegue a hora da aula.

Instruções

Os alunos do jardim de infância possuem muita energia e pouca paciência (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Defina as regras antecipadamente e coloque-as por escrito na frente da classe. Mesmo se alguns não conseguirem ler ainda, o poster os lembrará de que há regras, e dará a você a ajuda visual para lembrá-los de suas expectativas. Mantenha as regras simples e limite-as a 10. Inclua quando os estudantes precisam estar quietos e qual será a sua deixa quando precisar que eles fiquem quietos. Reforce as regras constantemente.

    Loading...
  2. Evite tempo vago. Mesmo um grupo de adultos tem dificuldades em ficar quietos quando não têm o que fazer. Planeje as atividades de forma que os estudantes possam fazê-las em silêncio enquanto as outras terminam seus afazeres. Por exemplo, mantenha folhas de colorir ou uma pilha de livros de figuras disponíveis. Use o movimento para dar as crianças a chance de sair de seus assentos e gastar energia. Dividir sua classe em centros de trabalho permite que as crianças se movam de uma área para a outra. Faça um jogo a partir disso e mande as crianças andarem pela sala entre cada tarefa.

  3. As crianças do jardim de infância possuem períodos de atenção curtos, especialmente se algo mais interessante estiver acontecendo. Forneça lembretes que eles possam associar com a hora de ficar quietos. O tocar de um sino, o clique de um interruptor ou talvez um sinal de mão. Evite levantar sua voz para ganhar o controle de sua sala de aula. Você provavelmente voltará rouco para casa dessa forma, e as crianças vão apenas falar mais alto para se ouvirem em relação a você. Fale diretamente com um dos principais infratores, ao nível dos olhos, em uma voz normal. Falar nesse nível elimina a ameaça e ganha sua atenção mais rápido do que gritar com ele pela sala. Assim que as crianças virem como você lida com ele, deverão ficar quietas.

Loading...

O que você precisa

  • Interruptor, apito ou sino
  • Cartolina
  • Marcadores

Referências

Loading ...
Loading ...