Materiais que absorvem raios infravermelhos
Thinkstock/Comstock/Getty Images
Os raios infravermelhos são uma forma de radiação eletromagnética cujo comprimento de onda varia de 750 nanômetros a 1 milímetro e vão de luz visível a radiações de micro-ondas, um pouco além do espectro de luz vermelha. Pelo fato do comprimento de onda da radiação infravermelha ser um pouco maior do que os comprimentos de onda que os olhos conseguem enxergar, a radiação infravermelha é invisível ao olho humano. No entanto, você pode senti-la com sua pele, que a percebe como forma de calor.
Materiais que absorvem comprimentos de onda infravermelhos
A maioria dos materiais também absorve comprimento de onda infravermelho, apesar de ser somente uma pequena porcentagem. Outros, assim como vapor de água na atmosfera da Terra, absorvem a maioria da radiação infravermelha que vem do sol. Ainda, o dióxido de carbono, ozônio e oxigênio também absorvem muita radiação IV, permitindo que apenas uma quantidade bem pequena alcance o chão. Além do vapor d'água, corpos de água na superfície da Terra também absorvem bem essa radiação, assim como vidros, plexiglas, madeira, tijolos, pedras, asfalto e papel. Enquanto espelhos regulares com o fundo prateado refletem ondas de luz visíveis, permitindo que você veja seu reflexo, eles absorvem radiação infravermelha, do mesmo modo que o ouro, o manganês e o cobre também absorvem bem. De acordo com a Next Energy News, o Departamento de Energia dos EUA está utilizando estes três metais para desenhar nanoantenas, que vão converter calor dissipado na forma de radiação IV em eletricidade.
Materiais que refletem radiação IV
A pele reflete radiação IV, assim como folhas de alumínio. Por causa da habilidade de reflexão infravermelha da folha de alumínio, colocá-las atrás de seu radiador em uma parede exterior pode reduzir a perda de calor através da parede. A habilidade que a neve tem de refletir radiação infravermelha de volta para o espaço ajuda a manter o planeta mais frio. Se o seu carro ficar muito tempo no sol, ele fica muito quente por dentro. Parte disso vem da captura de ondas de luz visíveis, mas um efeito maior é a absorção de radiação infravermelha pela pintura do carro.
Materiais que irradiam radiação IV
Quase tudo no universo radia comprimentos de onda infravermelhos, a menos que a temperatura esteja -273° C, que é o zero absoluto e a temperatura mais fria possível. Nessa condição, as ligações de uma molécula param de rodar e ela não tem mais energia para radiar como calor. Curiosamente, materiais que são bons para absorver radiação infravermelha também são bons para emiti-la, ou radiá-la. Até geleiras emitem radiação IV, embora seja a níveis muito menores do que a água. Lâmpadas incandescentes emitem bastante essa radiação junto com a luz visível, enquanto as lâmpadas fluorescentes não.
Cores dos materiais
As cores mais escuras absorvem comprimentos de onda visíveis na luz do sol, não raios IV. Portanto, a cor do material não é importante no quesito de um material absorver luz infravermelha. Isso pode mudar, entretanto, com o desenvolvimento de novas tecnologias. De acordo com Plastemart, novos pigmentos criados para refletir radiação IV em breve manterão o interior dos carros mais fresco.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Writing fanzine-based articles since 1985, Kasandra Rose writes and edits articles for political and health blogs and TrueBloodNet.com and has an extensive technical writing background. She holds a Bachelor of Science in biology and a Bachelor of Arts in anthropology from the University of Michigan, and a Master of Arts in biology from Wayne State University.
Créditos Fotográficos
Thinkstock/Comstock/Getty Images