Vantagens e desvantagens da energia do carvão mineral
Comstock/Comstock/Getty Images
O carvão é um combustível fóssil resultante da decomposição de florestas primitivas ao longo do tempo. É um dos combustíveis mais abundantes no mundo, sendo menos dispendioso do que outras fontes de energia, como o óleo. Os opositores da utilização do carvão como fonte de energia, no entanto, apontam para os riscos ambientais associados ao seu uso.
Pró: abundante
Photodisc/Photodisc/Getty Images
O carvão é uma das fontes de energia mais abundantes do mundo. De acordo com o Centro Nacional para Análise de Política, em Dallas, Texas, os Estados Unidos tem 25% das reservas de carvão mineral conhecidas no mundo.
Pró: econômico
Kevin Forest/Photodisc/Getty Images
Em comparação com outras fontes de energia, como petróleo e gás natural, o carvão é barato. De acordo com os analistas de política de mercado e especialistas no setor da indústria de carvão, isso significa contas de energia mais baixas para os consumidores e empresas.
Pró: Versátil
Photodisc/Photodisc/Getty Images
O carvão não é somente queimado diretamente, mas também pode ser transformado em forma líquida ou gasosa. Os proponentes alegam que o carvão liquefeito ou gaseificado queima de forma mais limpa, o que significa menos poluição do ar.
Contra: Poluição
Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images
De acordo com o Fundo de Defesa Ambiental nos EUA, as usinas de energia movidas a carvão são a principal fonte de poluição do ar. Os ambientalistas também afirmam que a queima de carvão contribui para a chuva ácida e libera grandes quantidades de dióxido de carbono, contribuindo para o aquecimento global.
Contra: Perigos à saúde
BananaStock/BananaStock/Getty Images
De acordo com o Fundo de Defesa Ambiental nos EUA, a poluição do ar a partir da queima do carvão representa um perigo para a saúde, especialmente para os indivíduos com doenças respiratórias.
Contra: Não renovável
John Foxx/Stockbyte/Getty Images
Assim como outros combustíveis fósseis, o carvão mineral é uma fonte de energia não renovável. Ambientalistas, conservacionistas e outros opositores do uso do carvão defendem o uso de fontes de energia renováveis e mais limpas, como a energia eólica.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Shane Hall is a writer and research analyst with more than 20 years of experience. His work has appeared in "Brookings Papers on Education Policy," "Population and Development" and various Texas newspapers. Hall has a Doctor of Philosophy in political economy and is a former college instructor of economics and political science.
Créditos Fotográficos
Comstock/Comstock/Getty Images