×
Loading ...

O material de aço mais resistente para parafusos com rosca

Os parafusos são compostos de uma viga ou haste metálica com roscas em cerca de 3/4 da extensão de seu eixo. Ele é acompanhado por uma porca fabricada para ser rosqueada e travá-lo no local de instalação. Os parafusos de aço com rosca normalmente são considerados como um dos fixadores mais resistentes disponíveis, sendo que alguns conseguem suportar até duas toneladas de peso. Alguns dos tipos mais comuns de aço utilizados para os parafusos incluem o aço inoxidável e aços boro. Entretanto, o tipo mais utilizado, devido a sua resistência, são as ligas de aço que incluem uma grande variedade de metais como ligas de titânio.

Os parafusos são utilizados na maioria das construções e estruturas metálicas, incluindo os automóveis (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Aço com liga de titânio

A liga de titânio é considerada como uma das ligas metálicas das mais resistentes entre as disponíveis. O aço é conhecido por seu baixo peso e resistência extrema, além de sua habilidade de resistir a corrosão e ferrugem que afeta outros metais. O titânio possui essas qualidades, já que o elemento titânio e o processo de aquecimento são utilizados para criar a liga de aço.

Loading...

Como é produzido

O titânio é um dos elementos mais comuns encontrados na Terra e é muito quebradiço em temperatura ambiente. Ele também é um metal de transição (posicionado entre metal e rocha) e possui cerca de metade do nível de densidade do aço. Quando combinado ou trabalhado em liga, o titânio e o aço compartilham características como a leveza do aço e a resistência do titânio. Durante o processo de fabricação da liga, algumas das características de rocha do titânio são transferidas para o aço.

Parafusos

Os parafusos de liga de titânio são fabricados utilizando um processo no qual inicialmente, o eixo do parafuso é moldado em uma longa seção para depois se aguardar seu resfriamento. Em seguida ele é cortado em segmentos de tamanho apropriado e movido para outro molde que possui uma localização para a ponta do parafuso e um molde superior para a cabeça. A cabeça é moldada nele, sendo derretida e formada no local. Depois do resfriamento e da verificação de imperfeições, o parafuso é levado para receber a rosca.

Porcas

A porca para o parafuso de liga de titânio é moldada em uma longa seção com processo similar ao utilizado na criação dele. Essa seção é cortada em segmentos regulares bem pequenos antes de serem levados pela esteira transportadora até a maquina de perfuração. Um círculo é cortado no centro da porca até metade de sua profundidade em cada lado antes da perfuração. Isso é feito utilizando uma única máquina que gira a porca ou uma máquina dupla que corta ambos lados simultaneamente. Após a perfuração, a porca é movida para outra máquina onde é ajustada e recebe a rosca.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...