Como medir um ângulo com um transferidor de 360 graus

••• Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Transferidores permitem a medida de ângulos sobre superfícies bidimensionais. O tipo mais comum dessa ferramenta possui formato de meia-lua e possui 180°. Ângulos de até 180° são medidos ao colocar a extremidade plana do transferidor contra a linha de referência e localizar na curva da interseção da segunda linha do ângulo. Para medir com um transferidor de 360°, que possui formato de círculo, se opera com os mesmo princípios básicos. Muitos transferidores de 360° possuem uma seta giratória que, quando alinhada com a segunda linha, facilita a leitura do ângulo exato.

Passo 1

Posicione o transferidor de 360° sobre o objeto bidimensional, tal como um papel com uma linha ou imagem.

Passo 2

Alinhe a porção plana do meio do transferidor na linha de referência do ângulo. A linha do meio do transferidor estará marcada com 0, 180 ou ambos. Transferidores que possuem ambas as medidas permitem a determinação do ângulo de qualquer lado da ferramenta, evitando a necessidade de virar o transferidor de cabeça para baixo.

Passo 3

Localize a segunda linha do ângulo ao longo da borda do transferidor. Se ele for equipado com uma seta giratória, aponte-a para a segunda linha.

Passo 4

Meça o ângulo ao ler a medida na superfície do transferidor que faz interseção com a segunda linha. Ângulos de até 180° possuem menos que um meio-círculo. Ângulos acima de 180° possuem medidas maiores que um meio-círculo.

Mais recentes

×