×
Loading ...

Qual a melhor forma de amaciar coturnos?

Os coturnos são parte vital do uniforme de militares, mas como grande parte das botas de couro, não são confortáveis quando recém tirados da caixa. Novos recrutas passam por muitas horas de marcha e corrida, e algumas vezes se arrependem rápido de não terem amaciado seus coturnos antes do início do ciclo básico. Com bolhas e calos nos pés, os novatos acabam procurando desesperadamente uma maneira secreta de amaciar mais rapidamente as botas. Infelizmente, nada é tão efetivo quando vestir as botas todos os dias, então é ideal gastar algum treino antes do serviço para deixá-las mais macias.

Coturnos devem ser amaciados antes do início do treinamento (Chip Somodevilla/Getty Images News/Getty Images)

Você e seus novos coturnos devem ser inseparáveis

De acordo com Kristin Hostetter, editor contribuinte da revista Backpacker, você deve tirar seus novos coturnos da caixa e começar a usá-los em casa logo que puder. Vista-os enquanto lava a roupa e os pratos, faz almoço e troca lâmpadas. É preciso fazer isto por dois dias e, durante este período, garantir que as botas são do tamanho certo. Se o número for maior ou menor, pode esperar bolhas dolorosas se formando em seus pés.

Depois de calçá-los pela casa por dois dias e saber que o tamanho está certo, comece a usar os coturnos para afazeres fora de casa. Use-os para ir ao mercado. Se você é pai, use-os para pegar seus filhos na escola. Você pode usá-los até mesmo em um restaurante, contanto que o código de vestimenta não peça especificamente sapatos.

Depois que os coturnos tenham sido usados por três dias, você pode achar alguns pontos em que sua pele começou a ficar assada. A solução é aplicar amaciante de couro nestas áreas da bota. Evite aplicar amaciante em todo o coturno, pois se o couro no tornozelo e no calcanhar ficar muito macio, o coturno não vai mais dar tanto apoio e você correrá risco de se machucar. Se uma bolha já se formou, limpe-a e coloque um esparadrapo para evitar mais irritação e infecções.

Agora é hora de começar a levar os coturnos para atividades físicas. Se você comprou seus coturnos para uso militar, use-os para correr, pois este será um requerimento do treinamento. Eventualmente, sua persistência dará frutos e as botas estarão moldadas aos seus pés.

Loading...

Evite o chuveiro e o forno

Uma rápida busca pela internet oferece diversas soluções rápidas para amaciar coturnos; muitas delas pede que eles sejam colocados em um forno ou no chuveiro. Calor excessivo pode fazer com que a cola se rompa, deixando-o com pedaços de coturno que precisam ser remontados. E antes de submergir as botas na água, considere que uma companhia de reparos em couro chamada The Leather Solution diz que a água seca o couro e pode causar rachaduras no material. Evite, portanto, aplicar calor excessivo ou água aos seus coturnos novos, a menos que tenha dinheiro de sobra para gastar em outro par.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...