Como amaciar chuteiras novas

••• Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images

As chuteiras de futebol são uma das peças mais importantes do vestuário de um jogador. Quando um par novo é utilizado em campo sem amaciá-lo antes, há o risco de se ferir seriamente com bolhas e até mesmo rasgar a pele. Como as chuteiras entram em atrito com os pés, surge uma pequena ferida que, eventualmente, rompe-se, deixando-o suscetível a infecções. Se só tiver superfícies duras como concreto disponível, então é preciso amaciar o calçado no chão firme.

Passo 1

Coloque as chuteiras e caminhe em torno da casa. Verifique se o calçado é confortável, se não belisca ou roça. Ele deve ser do tamanho adequado nos pés em termos de comprimento e largura, pois não é possível amaciar sapatos pequenos demais ou muito grandes.

Passo 2

Pegue uma pequena quantidade de vaselina e esfregue nos calcanhares e nos dedos. Use mais em todas as áreas em que sentir que há atrito, pois a vaselina amacia a pele e reduz o risco de bolhas.

Passo 3

Vista meias com cuidado, certificando-se de que não retirem a vaselina, e coloque as chuteiras. Use o calçado caminhando em torno da casa antes de usá-lo no concreto.

Passo 4

Limpe a área superior das chuteiras com água fria e remova o excesso de água com um pano macio. A água fria amacia o tênis e facilita que se molde aos seus pés mais rapidamente do que calçados secos. Adicione um pouco mais de água todos os dias até os sapatos se tornarem confortáveis.

Passo 5

Caminhe no concreto por cinco a dez minutos no primeiro dia. Aumente gradualmente a quantidade de tempo que usa os sapatos todos os dias por cinco minutos adicionais. Após a forma do calçado tiver aderido ao formato dos seus pés e tiver se tornado confortável, você pode usá-lo no campo.

Mais recentes

×