Por que os microscópios compostos invertem as imagens?
wikimedia.org
Um microscópio composto consiste de uma lente ocular e uma objetiva. Em muitos modelos, diferentes objetivas podem ser giradas, permitindo diferentes forças de ampliação. Tanto a ocular quanto a objetiva são lentes convergentes, o que significa que os raios de luz paralelos que entram na lente irão convergir para um ponto único (o chamado ponto focal).
O que é um microscópio composto?
Como o microscópio composto inverte uma imagem?
A lente objetiva de um microscópio composto tem uma distância focal muito curta. Depois que a luz passa através da amostra, através da lente objetiva e seu ponto focal, a imagem formada será invertida. Essa imagem é o objeto que é visto pela lente ocular. A lente ocular atua apenas como uma simples lupa, e amplia a imagem criada pela lente objetiva. Como resultado, a imagem que é vista quando se olha através de um microscópio composto é invertida quando em comparação com a amostra a ser analisada.
Implicações de uma imagem invertida
A inversão de uma imagem com um microscópio composto pode ser demonstrada olhando para a versão impressa a letra "e" sob o microscópio. A imagem será invertida devido à lente objetiva ser convexa. Isso também pode ser observado com amostras maiores, onde a orientação é conhecida (por exemplo, se a cabeça de um inseto está posicionada na direção do topo da lâmina.)
Referências
Sobre o Autor
Amelia McDoogleburger loves science and has been a biology tutor for over five years. Her first professional publication was in 2001 in the "Journal of Cerebral Blood Flow and Metabolism," and she has also been published in the "Journal of Cell Biology." Amelia holds a Bachelor of Science degree in biology, computer science and mathematics and a Doctor of Philosophy in biochemistry.
Créditos Fotográficos
wikimedia.org