×
Loading ...

Como fazer modelos de barco com um programa 3D

Programas de CAD (do inglês "Computer Aided Design", ou "desenho auxiliado por computador") são projetados para criar e renderizar objetos tridimensionais digitais. Um dos primeiros programas de CAD para o PC foi o AutoCAD, que a empresa AutoDesk lançou em 1982. Desde então, muitas outras empresas se uniram ao mercado de CAD. A competição entre essas empresas, combinada com a demanda do consumidor e os avanços tecnológicos, produziu softwares capazes de criar praticamente qualquer objeto virtual. Embora muitos usuários de CAD aproveitem esse potencial para fazer objetos de natureza fantástica (como espaçonaves e alienígenas), outros utilizam esse software para modelar estruturas mais comuns, incluindo barcos.

Instruções

Faça um barco virtual (oystermans rowboat on the chesapeake bay image by Jorge Moro from Fotolia.com)
  1. Abra o seu programa de CAD e crie uma esfera. Você modelará a esfera para formar o casco de um barco a remo.

    Loading...
  2. Entre no modo de edição dos vértices (ou pontos) da esfera do seu aplicativo. Em seguida, exclua os sete oitavos superiores da esfera, pois apenas a parte de baixo da mesma é necessária para o casco.

  3. Mude o ponto de vista para a visão superior e depois corte a metade esquerda ou direita da esfera parcial (isso é em preparação para fazer o seu aplicativo de CAD manter seu barco simétrico, para que você não precise fazê-lo).

  4. Aplique o modificador de simetria ao barco, para que a metade que você cortou pareça restaurada. Agora, qualquer mudança que você fizer em uma metade do barco aparecerá na outra.

  5. Entre novamente no modo de edição de vértices e selecione o modo de seleção suave. Esse modo pode ser chamado de "edição proporcional" em alguns aplicativos. O modo permite que você crie superfícies com curvas suaves ao puxar somente um vértice.

  6. Empurre para dentro o vértice mais à direita do barco que está a meio caminho entre a parte de cima e a de baixo do barco (na visão superior). Isso transforma o formato redondo em uma forma mais alongada de barco.

  7. Modele a parte de trás do barco. Crie um objeto de caixa e posicione-o de forma a cobrir uma pequena porção do fundo do barco (visão superior). Aplique a ferramenta de subtração booleana do seu aplicativo à caixa e ao barco. O resultado será um buraco na parte de trás do barco (a caixa será automaticamente excluída).

  8. Sele o buraco da parte de trás do barco ao criar um único polígono feito a partir dos vértices ao longo das bordas do buraco. Isso conclui o casco principal do barco a remo.

  9. Acrescente assentos: crie duas caixas planas que abrangem a largura do casco. Espace-as de modo uniforme ao longo do comprimento do barco. Em seguida, fixe as caixas ao barco para concluí-lo.

Loading...

O que você precisa

  • Um programa de CAD (Computer Aided Design) 3D (ver Recursos)

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...