×
Loading ...

Como fazer um moinho de vento com palitos de picolé

Os moinhos de vento tiveram muitos propósitos ao longo da história mundial, de forma que o homem aprendeu a aproveitar a força do vento para automatizar tarefas manuais, como a moagem de milho e o bombeamento de água. Nos últimos anos, os antiquados moinhos de vento foram atualizados para um design mais elegante e eficiente conhecido como turbina de vento. Estas turbinas usam o mesmo vento para produzir energia elétrica. Crie um moinho de vento simples com palitos de picolé para demonstrar como esse processo é feito ou para melhorar uma aula sobre estas grandes estruturas.

Instruções

Modelos de moinhos de vento podem ensinar sobre estas grandiosas estruturas (windmill image by Bruce Allinson from Fotolia.com)
  1. Crie uma base quadrada colocando quatro palitos planos na superfície de trabalho com as extremidades sobrepostas. Cole-os onde eles se justapõem. Deixe secar e repita três vezes para fazer uma base resistente.

    Loading...
  2. Cole um palito verticalmente em ambos os lados de cada canto. Coloque cola ao longo da base e entre as duas peças adjacentes e verticais para fixá-las juntas. Una um palito horizontal na parte superior de cada um daqueles verticais para formar uma viga.

  3. Reforce essa estrutura com dois palitos diagonais dentro de cada lado quadrado. Estes dois devem criar um X dentro do quadrado.

  4. Repita os passos 2 e 3 para criar de uma estrutura de dois andares.

  5. Faça uma pequena plataforma acima desta estrutura colando quatro palitos planos nos lados da parte superior.

  6. Coloque um em cada canto. Disponha os dois palitos mais distantes em um ângulo virados um para o outro e cole-os juntos. Repita com os dois mais próximos. Conecte os dois triângulos com um palito de picolé sobre a parte de cima.

  7. Insira um palito no interior do pequeno triângulo abaixo da plataforma superior. Fixe-o no lugar.

  8. Forme um quadrado separado justapondo e colando os cantos de quatro palitos juntos. Crie um X dentro deste quadrado.

  9. Faça um círculo de palitos que forme um leque do centro para fora. Todos devem tocar ao redor do ponto central onde o X se conecta, mas não em cima dele.

  10. Corte um buraco no centro do X quando o projeto estiver totalmente seco.

  11. Deslize o buraco no palito de picolé que sai da parte superior da estrutura do moinho de vento.

Loading...

Dicas

  • Use um palito de dente em vez de um palito de picolé para ligar a estrutura da base com o acessório. Isto permitirá que ele gire livremente.

Aviso

  • Deixe secar completamente a cada passo antes de continuar.

O que você precisa

  • Palitos de picolé
  • Cola
  • Faca ou tesoura afiada

Referências

Loading ...
Loading ...