×
Loading ...

Como moldar cano de cobre sem torcê-lo

A melhor maneira de moldar um tubo de cobre depende do tipo que estiver usando e de seu diâmetro. Pode-se moldar os de cobre suave, como de tubulação de refrigeração, à mão e sem amassá-los, sendo cuidadoso. Tubos mais rígidos, mais conhecidos como canos de cobre, requerem ferramentas para dobrá-los sem amassá-los. Trabalhe devagar e com atenção com tubos de cobre de qualquer tipo. Não aplique força, ou ele dobrará em demasia e amassará.

Instruções

Maçarico (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

    Como colher cano de cobre sem torcê-lo

  1. Comece com um tubo suave de cobre ou tempere um tubo duro de cobre aquecendo-o uniformemente com um maçarico em uma superfície resistente a calor até o ponto em que ficar incandescente, e então deixe esfriar. O processo de temperamento suaviza o cobre duro, tornando-o maleável.

    Loading...
  2. Cubra uma das extremidades do tubo embrulhando firmemente com fita adesiva e então despeje areia dentro com um funil. Tampe a outra extremidade com fita adesiva quando o tubo estiver cheio. A areia impede que o tubo se quebre ao ser trabalhado.

  3. Ajeite o tubo lentamente ao redor de um item resistente, como uma lata de tinta ou cano de metal do mesmo diâmetro que quer sua bobina. Você deve conseguir dobrar o tubo com as mãos. Trabalhe devagar e gentilmente.

  4. Apoie cada parte do tubo antes de cada nova seção de dobra segurando firme contra a bobina com uma mão. Caso seja necessário, bata a parte do tubo de leve com o martelo de couro enquanto o coloca na posição.

  5. Remova a fita adesiva e tire a areia da bobina.

Loading...

Dicas

  • Comece com uma volta mais larga de sua bobina e, em seguida, aperte até alcançar o diâmetro desejado utilizando uma forma menor uma vez que tiver um círculo completo.

O que você precisa

  • Tubos duros ou suaves de cobre
  • Maçarico
  • Fita adesiva
  • Areia
  • Funil
  • Bobina
  • Martelo de couro

Referências

Loading ...
Loading ...