Como fazer um molde de cérebro de isopor

••• BananaStock/BananaStock/Getty Images

Modelos de cérebros são utilizados em feiras de ciências e em festas de Dia das Bruxas. Eles também são usados para auxiliar o estudo em aulas de anatomia e neurociência. Os modelos nem sempre mostram todas as partes do cérebro; alguns deles, por exemplo, não mostram o cerebelo. Contudo, eles geralmente mostram os hemisférios e alguns detalhes dos lóbulos cerebrais. Os moldes de cérebros podem ser feitos a partir de materiais como isopor, massa de modelar ou gesso. Para fazer um molde de isopor, escolha um bloco que seja maior do que o modelo em si. Isso ajuda a evitar que o molde se desfaça precocemente. Quando terminar, preencha-o com um material como massa de modelar, resina epóxi ou gesso.

Passo 1

Escolha as dimensões do cérebro que você quer modelar. Elas devem incluir o comprimento, o diâmentro e a altura. Anote os parâmetros.

Passo 2

Desenhe o modelo. Utilize o modelo de cérebro de plástico, lápis e papel para esboçar os contornos das visões de cima e de baixo do cérebro.

Passo 3

Crie uma pequena maquete de massa de modelar. Primeiro, deixe a massa oca, usando um estilete. Depois, entalhe linhas nela, usando seu esboço como guia. A maquete também pode ser criada com um pedaço extra de isopor para praticar.

Passo 4

Faça um esboço de um contorno no topo do isopor. Use a régua e um compasso para criar as dimensões adequadas. Trace o contorno de leve com o estilete.

Passo 5

Comece a recortar partes do isopor. Utilize o cortador de isopor, o estilete, ou ambos. O molde deve ser curvado, com uma linha no meio que mostre os dois hemisférios. Ele deve ter linhas curvas ou traços que lembrem um cordão para representar a estrutura dos lóbulos do cérebro.

Passo 6

Lixe as partes de dentro com uma lixa grossa. Quando terminar, lixe novamente, mas utilize uma lixa fina.

Passo 7

Pinte o molde com tinta acrílica. Deixe-o secar e, então, aplique uma nova camada, se necessário.

Mais recentes

×