×
Loading ...

Como fazer moldes para formas grandes de esculturas

Esculturas grandes podem ser feitas à mão ou, se várias esculturas forem necessárias, elas poderão ser moldadas. Moldes de esculturas são feitos em borracha ou gesso e são preparados com base em uma escultura modelo ou um protótipo. Uma grande variedade de materiais podem ser usada para fazer os moldes, desde os menos caros como gesso, cimento e argila, até os metais mais caros, como o bronze.

Instruções

Esculturas grandes são feitas à mão ou usando moldes (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Escolha um espaço grande em sua casa, porão ou garagem. O espaço deve ser maior do que a peça que pretende criar, pois o molde será maior que o protótipo. Assegure-se de que haja uma porta ou outra abertura grande o suficiente para que seus moldes ou esculturas completas possam passar.

    Loading...
  2. Construa seu protótipo usando argila e uma moldura de arame. Construa a moldura e adicione a argila para obter a forma desejada. Simplifique o modelo o máximo possível, pois será difícil criar um molde para um escultura que tenha muitos cortes e detalhes. O protótipo será destruído após a aplicação do gesso, mas a argila poderá ser reciclada.

  3. Permita que o protótipo seque, para que possa fazer o molde sem alterar a forma de sua escultura.

  4. Use quatro pedaços grandes de papelão ou madeira para fazer uma caixa sem topo e fundo. Reforce os cantos com fita adesiva.

  5. Coloque a escultura no papelão ou em uma superfície uniforme, que será o fundo da caixa criada. Divida a escultura em duas ou mais áreas, pois não é possível fazer uma peça grande inteira em um único molde. Se sua escultura tiver uma forma simples, poderá dividi-la em duas metades. Marque as linhas de divisão usando uma pequena agulha que deixe um traçado sutil na argila.

  6. Selecione a primeira área para a qual deseja fazer um molde e cubra-a em óleo ou vaselina. Isso protege a argila e permite que remova o molde de gesso.

  7. Use um rolo de massa para criar uma chapa de argila. A espessura da chapa depende do tamanho da escultura e da quantidade de gesso que despejará nela, mas tipicamente de 2,5 a 7 cm são suficientes para evitar que o gesso escorra para outra área. Coloque a chapa de argila ao redor da escultura, seguindo as linhas de divisão criadas no Passo 5.

  8. Faça o gesso em um balde grande usando 2 partes de gesso para 1 parte de água. O gesso deve estar líquido.

  9. Despeje o gesso na área selecionada e cubra a área toda. Prepare mais gesso, se necessário, para que o molde tenha pelo menos 5 cm de espessura.

  10. Deixe o molde endurecer. Ele se aquecerá ao secar.

  11. Prepare a segunda área e use as instruções nos Passos 6 a 10 para obter um molde dessa área.

Loading...

O que você precisa

  • Argila
  • Arame
  • Cortador de arame
  • 5 tábuas de papelão ou de madeira grandes
  • Fita adesiva
  • Agulha
  • Óleo ou vaselina
  • Rolo de massa
  • Gesso
  • Balde

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...