Como monitorar sites acessados com o Wireshark
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
O Wireshark é um utilitário para análise de redes que captura o tráfego e permite sua filtragem e visualização. Ele é capaz de monitorar todo o fluxo que sai ou que entra no computador, além de monitorar outros computadores da rede no modo "Promiscuous". Dependendo das configurações da sua rede, não será possível receber e monitorar o tráfego de outros computadores presentes nela. Através da porta e do protocolo que os navegadores usam para ver os endereços de IP dos sites que os usuários visitam em seu computador ou na sua rede, é possível filtrar o fluxo de rede.
Step 1
Acesse Wireshark.org e baixe o instalador compatível com seu sistema operacional. Após concluir o download, clique duas vezes nele e siga as instruções exibidas na tela para instalar o programa.
Step 2
Clique em "Iniciar", selecione "Todos os programas" e clique no atalho "Wireshark" para iniciar o software.
Step 3
Clique no nome de uma das opções de interface em "Interface List", na janela do programa. Por exemplo: clique no nome da sua placa de rede wireless para monitorar uma rede sem fio, ou clique no nome do seu adaptador de rede comum para monitorar uma rede com fio. O Wireshark iniciará a captura de pacotes imediatamente, exibindo-os à medida que chegarem.
Step 4
Digite "tcp.port == 80" na caixa de filtragem, na parte superior da janela do Wireshark, e pressione "Enter" para filtrar os pacotes recebidos no tráfego de rede.
Step 5
Digite o número de IP da coluna "Destination" da janela do software, na barra de endereços do seu navegador, e pressione "Enter" para identificar o site que alguém em seu computador ou rede está visitando. O site visitado carregará em seu navegador.
Mais Artigos
Referências
Recursos
Dica
- Este programa só pode monitorar sites visitados em sua rede se estiver recebendo o tráfego. Mesmo usando o modo "Promiscuous", talvez a quantidade de pacotes necessária para monitorar sites acessados por outros computadores de sua rede não seja recebida. É possível receber cada pacote destinado a outros computadores da rede utilizando o recurso Windows Internet Connection Sharing, que direciona todo tráfego através de um único computador.
Sobre o Autor
Chris Hoffman is a technology writer and all-around tech geek who writes for PC World, MakeUseOf, and How-To Geek. He's been using Windows since Windows 3.1 was released in 1992.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images