×
Loading ...

Como fazer mosaicos com espelhos quebrados

Atualizado em 17 abril, 2017

Os cacos de um espelho quebrado são extremamente eficientes na arte do mosaico. Refletem a luz e acrescentam uma dimensão extra quando usados com outros materiais de mosaico. Ou você poderá usá-los por si mesmos para criar notáveis molduras, bases para copos ou vasos, ou para adornar a parte interna de tigelas decorativas.

Instruções

Transforme espelhos quebrados em arte de mosaico (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Faça o desenho que queira usar como base para o seu mosaico na prancha de fibra ou em qualquer outra superfície firme. Alguns exemplos de bases são: madeira, azulejo de cerâmica, um capacho velho ou uma moldura comum de quadro.

    Loading...
  2. Reúna seus cacos de espelho, juntamente com quaisquer outros materiais de mosaico que tencione usar em seu desenho.

  3. Cole seus cacos de espelho sobre a base com cola de PVA, que é usada em artesanato e é encontrada facilmente em lojas especializadas. Monte as peças do espelho quebrado, como faria com um quebra-cabeças, encaixando-as, mas deixando um pequeno intervalo entre elas. O tamanho do intervalo é uma questão de preferência pessoal, portanto, experimente para ver o que parece melhor.

  4. Acrescente pedaços de material de mosaico, como cacos de cerâmica ou azulejos, se estiver usando-os, depois de montar a contento os fragmentos do espelho quebrado. Deixe a cola secar completamente quando todos os pedaços estiverem posicionados.

  5. Misture com água a argamassa do tipo rejunte até obter uma consistência grossa, depois aplique-a entre os fragmentos de espelho e de qualquer outro material, como azulejos que tenha usado, e aplaine-a.

  6. Limpe delicadamente a superfície com um pano limpo para remover o excesso de argamassa, depois de ligeiramente seca. Deixe-a assentar completamente, em seguida, dê polimento com um pano macio, dando especial atenção aos fragmentos refletivos de espelho.

Loading...

Dicas

  • As argamassas coloridas também são disponibilizadas no mercado, ou então poderá tingir a sua própria, adicionando uma pequena quantidade de tinta a óleo, quando estiver misturando-a com água.

Aviso

  • Os fragmentos de espelho são muito afiados, portanto cuidado para não se cortar.

O que você precisa

  • Prancha de fibra ou outra base firme
  • Pedaços de espelho quebrado
  • Marcador de texto ou caneta
  • Cola de artesanato
  • Argamassa

Referências

Loading ...
Loading ...