Como mudar o cabo do velocímetro de um Ford Escort 1995

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Um cabo de velocímetro defeituoso pode não só fazer com que o ponteiro do velocímetro não marque corretamente a velocidade como, também, simplesmente não funcionar. Em ambos os casos, não saber quão rápido você está indo pode custar-lhe não só um gasto elevado com peças e mão de obra como também uma fortuna em multas. Olhando pelo lado positivo, substituir o cabo do Ford Escort não é muito difícil para um mecânico caseiro determinado. Basta que ele tenha as peças e as ferramentas necessárias, além de um guia sobre como fazer esta substituição.

Passo 1

Desligue o cabo negativo da bateria com a chave de bateria, para desativar o airbag, e aguarde um minuto completo até a energia descarregar.

Passo 2

Remova as tampas do volante, o módulo de airbag e o volante. Use a chave de catraca de 1,2 cm com o soquete de 1,2 cm, para remover a porca retenção e o extrator do volante. Cuidados devem ser tomados com o módulo de airbag.

Passo 3

Erga o clipe que prende o cabo ao eixo de transmissão traseira com uma chave de fenda e remova o cabo.

Passo 4

Remova os disjuntores ou placas de cobertura que compõem o painel, erguendo-os cuidadosamente com uma chave de fenda e retirando seus respectivos conectores.

Passo 5

Remova os parafusos das partes superior e inferior do painel de acabamento, puxando o painel que ficará solto.

Passo 6

Com a chave Torx apropriada, remova os parafusos que prendem o conjunto. Puxe o conjunto para fora e desligue o conector elétrico e o cabo do velocímetro.

Passo 7

Se você estiver substituindo somente o cabo interno, retire-o da caixa. Se você estiver substituindo toda a caixa de cabo, pule o passo 8, retire-os dos clipes e puxe-o através do firewall.

Passo 8

Cubra o novo cabo com muita graxa multiuso e deslize-o para dentro da caixa de cabo.

Passo 9

Recoloque todas as peças em ordem inversa daquela em que foram removidas e reconecte o cabo de negativo de bateria.

Mais recentes

×