Como mudar a cor e a tonalidade da tinta

••• yellow paint image by Jennifer Griner from Fotolia.com

Com fabricantes prometendo corresponder a cor de qualquer travesseiro de pelúcia ou camisa de time que você quiser, misturar tinta sem a ajuda de uma máquina misturadora já não é mais uma necessidade. Na realidade, algumas cadeias de lojas de tinta oferecem aplicativos para iPhone que permitem tirar uma foto da cor que você quer e, depois, o programa escolherá a tonalidade que combina melhor. Contudo, ao aplicar a tinta em sua casa, ela poderá parecer diferente, visto a luminosidade do cômodo não ser igual à da loja. Por isso, você pode querer ajustar a cor por conta própria.

Passo 1

Adicione algumas gotas das tintas em tubo à tinta base. Para determinar que cor deve acrescentar, recorra à roda das cores. As três cores primárias são: o vermelho, o azul e o amarelo. Amarelo + Vermelho = Laranja; Amarelo + Azul = Verde; Vermelho + Azul = Roxo. Adicionar um pouco de tinta preta à base alterará a cor para uma tonalidade suja.

Passo 2

Mexa o corante na tinta base usando um bastão de madeira, certificando-se de misturar bem as duas cores. Lembre-se de que o corante não se incorpora facilmente. Por isso, misture bem para evitar que a tinta fique com listras.

Passo 3

Faça um teste com a nova cor na superfície que deseja pintar usando um pincel. As cores mudam à medida que secam, portanto certifique-se de que a amostra esteja completamente seca antes de determinar se conseguiu ou não alcançar a cor desejada. Certifique-se também de estar pintando a amostra na superfície que quer pintar, em vez de fazê-lo em uma tábua ou papelão, para obter uma amostra real da cor finalizada. A tonalidade da tinta refletirá a coloração em todo o espaço.

Passo 4

Repita os passos de 1 a 3 até alcançar a tonalidade desejada. Assim que sua amostra corresponder à cor que você deseja, mexa completamente ou leve-a para uma loja de tintas e peça para misturá-la no misturador de cores.

Mais recentes

×