Como mudar a cor e a tonalidade da tinta
yellow paint image by Jennifer Griner from Fotolia.com
Com fabricantes prometendo corresponder a cor de qualquer travesseiro de pelúcia ou camisa de time que você quiser, misturar tinta sem a ajuda de uma máquina misturadora já não é mais uma necessidade. Na realidade, algumas cadeias de lojas de tinta oferecem aplicativos para iPhone que permitem tirar uma foto da cor que você quer e, depois, o programa escolherá a tonalidade que combina melhor. Contudo, ao aplicar a tinta em sua casa, ela poderá parecer diferente, visto a luminosidade do cômodo não ser igual à da loja. Por isso, você pode querer ajustar a cor por conta própria.
Step 1
Adicione algumas gotas das tintas em tubo à tinta base. Para determinar que cor deve acrescentar, recorra à roda das cores. As três cores primárias são: o vermelho, o azul e o amarelo. Amarelo + Vermelho = Laranja; Amarelo + Azul = Verde; Vermelho + Azul = Roxo. Adicionar um pouco de tinta preta à base alterará a cor para uma tonalidade suja.
Step 2
Mexa o corante na tinta base usando um bastão de madeira, certificando-se de misturar bem as duas cores. Lembre-se de que o corante não se incorpora facilmente. Por isso, misture bem para evitar que a tinta fique com listras.
Step 3
Faça um teste com a nova cor na superfície que deseja pintar usando um pincel. As cores mudam à medida que secam, portanto certifique-se de que a amostra esteja completamente seca antes de determinar se conseguiu ou não alcançar a cor desejada. Certifique-se também de estar pintando a amostra na superfície que quer pintar, em vez de fazê-lo em uma tábua ou papelão, para obter uma amostra real da cor finalizada. A tonalidade da tinta refletirá a coloração em todo o espaço.
Step 4
Repita os passos de 1 a 3 até alcançar a tonalidade desejada. Assim que sua amostra corresponder à cor que você deseja, mexa completamente ou leve-a para uma loja de tintas e peça para misturá-la no misturador de cores.
Referências
Dica
- Lembre-se de que não existe corante que possa clarear sua tinta base; só é possível escurecê-la. Assim sendo, adicione os corantes por fases de maneira a escurecer a tonalidade desejada. Você pode sempre adicionar mais tinta, mas não pode removê-la. Se adicionar muito corante, a única maneira de clarear a tinta é adicionar mais tinta base, o que resultará em material desperdiçado.
- É possível pigmentar a tinta usando outras cores em vez do corante. No entanto, fazendo isso, você estará adicionando volume à tinta. Por exemplo, se quiser transformar um galão de tinta branca de 3,6 litros em um de azul claro, você pode usar metade de uma bisnaga de corante azul. Mas, se usar toda a bisnaga, você precisará adicionar mais 1,8 litros de tinta para alcançar a mesma tonalidade.
Advertência
- Os corantes em bisnaga não são tinta. Eles são apenas cores, o que significa que não têm agentes aglutinantes. Se aplicar o corante diretamente na parede ele não aderirá.
Sobre o Autor
A former art instructor, high school counselor and party planner, Christine Bartsch writes fashion, travel, interior design, education and entertainment content. Bartsch earned a Bachelor of Fine Arts in communications/psychology/fine arts from Wisconsin Lutheran College and a creative writing Master of Fine Arts from Spalding University. She's written scripts for film/television productions and worked as the senior writer at a video game company.
Créditos Fotográficos
yellow paint image by Jennifer Griner from Fotolia.com