×
Loading ...

Como obter o MATLAB para Ubuntu

O MATLAB é uma linguagem de programação que permite realizar cálculos extensos e de forma muito mais rápida e fácil do que com outras linguagens, como o C ou C++. O MATLAB é um pacote proprietário distribuído pela MathWorks e é possível instalá-lo no Ubuntu, embora não seja suportado na versão 11.01. O Ubuntu recomenda o uso do Ubuntu 10.04 LTS ou Ubuntu 10.10 para instalar o MATLAB.

Instruções

Como obter o MATLAB para Ubuntu (teclado oscuro image by Cinthy Pilar Revilla Llanos from Fotolia.com)

    Obtenha o MATLAB

  1. Abra um navegador e navegue até o site da MathWorks (consulte em Recursos). Passe o mouse sobre "Products & Services" (Produtos e serviços) para exibir o menu de contexto.

    Loading...
  2. Passe o mouse sobre a opção "MATLAB Products" (Produtos MATLAB) e clique no link "MATLAB".

  3. Clique no link "Download Now" (Baixar agora) no painel de navegação à direita, para baixar a última versão do MATLAB.

  4. Acesse a sua conta MathWorks ou crie uma nova conta. Certifique-se de que sua organização ou escola esteja incluída, pois o seu licenciamento e capacidade de "download" do produto depende de um emparelhamento bem sucedido da sua organização com a opção de licença.

  5. Selecione a licença da sua organização e clique no link "Download" para baixar os arquivos de origem para o Ubuntu. Salve os arquivos no diretório “/media/”.

    Instalar MATLAB

  1. Clique no link "Applications" (Aplicações) na barra de tarefas superior da área de trabalho do Ubuntu.

  2. Clique no link “Accessories” (Acessórios) e, em seguida, clique “Terminal". A linha de comando da janela Terminal irá se abrir.

  3. Digite o seguinte comando na linha de comando na janela do Terminal e pressione a tecla "Enter":

    sudo /media/MATHWORKS_R2011A/install.

    O instalador MATLAB GUI será executado.

  4. Clique no botão de rádio na frente da opção "Custom" (Personalizar) e certifique-se de que tanto a opção "Products" (Produtos) quanto "Shortcuts" (Atalhos) estejam selecionadas. Clique em "Avançar".

  5. Digite a pasta de destino. O Ubuntu recomenda que você configure a pasta de instalação para o MATLAB como "/usr/local/MATLAB/R2011a".

  6. Clique em "Avançar".

  7. Verifique a caixa de seleção na frente da opção “Create Symbolic Links to MATLAB” (Criar links simbólicos para o MATLAB) e, em seguida, digite "/usr/local/bin" -- sem aspas -- na caixa de entrada. Clique em "Avançar".

  8. Clique em "Concluir" para finalizar a instalação do MATLAB.

Loading...

O que você precisa

  • Licença MATLAB para universidades, estudantes, governo e para fins comerciais.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...