Como fazer uma oca indígena à mão

••• Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Muitas pessoas nativas da América viviam em estruturas cônicas chamadas ocas, que bloqueavam o vento frio e permitiam que elas migrassem para lugares diferentes rapidamente. Ao ensinar os alunos sobre as estruturas residenciais de nativos, você pode tornar a lição mais interessante mostrando para eles como podem criar suas próprias ocas de materiais artesanais. Você pode comprar os materiais básicos necessários em uma loja de suprimentos para artesanato.

Passo 1

Coloque um bastão de cola na pistola de cola quente e, em seguida, ligue a pistola em uma tomada para esquentar por 15 minutos.

Passo 2

Corte um pedaço de papelão de 30 cm quadrados. Passe oito pelotas de cola quente em um círculo no papelão. Espace as pelotas a cada 3 centímetros.

Passo 3

Coloque as pontas de oito varetas nas pelotas de cola, um em cada. Isso criará uma forma cônica com elas. Sobreponha as pontas superiores. Segure-as no lugar por três minutos para permitir que a cola seque. Essas varetas lembram palitos de picolé grandes e podem ser compradas em uma loja de artesanato.

Passo 4

Recorte um círculo de 25 cm de um lenço de algodão branco. Enfeite-o usando marcadores. Corte meio caminho até o centro do círculo, pois isso permitirá que ele se pendure adequadamente sobre a oca de varetas artesanais.

Passo 5

Aplique cola branca nas laterais das varetas e, em seguida, pendure o círculo feito com lenço em volta da oca. Deixe a cola secar por 30 minutos antes de exibir o trabalho.

Mais recentes

×