Odor corporal causado pelo suor na menopausa
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images
As substâncias tóxicas excretadas pelo corpo na forma de suor geralmente não têm cheiro. Contudo, a exposição prolongada a essas substâncias faz com que colônias bacterianas se formem no suor. Esses micro-organismos podem exalar um odor pungente. O mau cheiro corporal pode resultar de uma higiene mal feita ou ser indicativo da existência de uma condição de saúde, como a menopausa.
Menopausa
A menopausa é um fenômeno natural que ocorre no corpo da mulher. Ela dá fim à menstruação e à fertilidade. O corpo feminino muda e passa a produzir menos estrogênio.
Menopausa e sudorese
O suor da menopausa é um indicador das mudanças no corpo da mulher. Essas alterações são atribuídas à produção de hormônios pelo ovário e pelas glândulas pituitárias. Durante essa fase, os ovários passam a funcionar menos, resultando em um declínio na produção de estrogênio. Esse desequilíbrio hormonal pode causar sudorese. Níveis mais baixos de estrogênio afetam o hipotálamo (área do cérebro que regula o calor do corpo), que produz mais calor. Isso explica o suor excessivo.
Higiene durante a menopausa
O suor excessivo durante a menopausa pode aumentar o odor corporal (bromidrose) nas mulheres. Bactérias nascem e se multiplicam no suor. O metabolismo da mulher pode ficar mais lento em função dos desequilíbrios hormonais, aumentando o mau cheiro exalado pelo corpo e por seus fluidos. Chulé e mau hálito também podem surgir. Esses efeitos colaterais indesejáveis podem ser combatidos mantendo-se o corpo limpo. Lave as axilas e os pés diversas vezes ao dia e desintoxique o corpo. Aumentar o consumo de fibras pode ajudar a eliminar toxinas acumuladas e acabar com problemas de constipação. Dessa forma, o odor corporal pode diminuir.
Outras soluções
Supermercados e farmácias estão cheios de perfumes e desodorantes que combatem a bromidrose. Eles matam as bactérias que produzem o mau cheiro ou disfarçam o odor. Todavia, diversas fragrâncias causam alergia.
Suplementos
Suplementos são outra maneira de reduzir a bromidrose. Toxinas como amônia e sulfetos se acumulam no corpo, especialmente durante a menopausa. O zinco pode ser usado como suplemento para ajudar a eliminar toxinas e diminuir o odor corporal.
Referências
Créditos Fotográficos
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images