×
Loading ...

Como usar o onSubmit no JavaScript

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O evento onSubmit do JavaScript é uma ótima forma de se automatizar tarefas. Com ele, você pode fazer o navegador validar as informações que foram enviadas através de um formulário antes que o servidor as receba. É possível ainda redirecionar o visitante para uma outra parte de seu site ou evitar que um formulário seja enviado mais de uma vez. O importante é saber como usá-lo.

Instruções

Você pode usar o evento onSubmit para automatizar tarefas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Use o onSubmit no JavaScript

  1. Entenda, primeiramente, que o evento onSubmit executa uma série de comandos (ou apenas um) no momento em que o visitante de um site clica no botão de envio de um formulário. Para que ele funcione, é preciso usar um formulário HTML que esteja programado corretamente e uma função que esteja definida em algum ponto anterior ao formulário.

    Loading...
  2. Crie uma função que execute os comandos quando o botão de envio do formulário for clicado. Para reduzir o seu trabalho e evitar potenciais erros, coloque esta função no cabeçalho do seu arquivo HTML. Por exemplo: function ComandosMeuFormulario() {alert('Um texto');} Neste exemplo, uma caixa de alerta com a mensagem "Um texto" será exibida assim que o visitante clicar no botão de envio do formulário, assumindo que este botão esteja codificado corretamente.

  3. Chame a função a partir da tag de formulário de sua página HTML. Por exemplo:

  4. Estude o exemplo abaixo, que demonstra como criar um evento onSubmit no JavaScript. O exemplo executa a função "ComandosMeuFormulario()" assim que o botão de envio do formulário for clicado, e exibirá uma caixa de alerta com o texto "Um texto". function ComandosMeuFormulario() {alert('Um texto');}

  5. Copia e cole o código acima em suas páginas, se não quiser desenvolver o evento onSubmit desde o início. É possível substituir os valores do evento de acordo com sua vontade.

Loading...

Aviso

  • Se não testar o script em vários navegadores diferentes, seus usuários podem ter problemas de compatibilidade. Por exemplo, o Netscape e o IE muitas vezes não interpretam (executam) o script da mesma forma.

O que você precisa

  • Editor JavaScript
  • Navegador web
Loading ...
Loading ...