Opções de boot para um Sony Vaio

••• laptop image by Angie Lingnau from Fotolia.com

Muitos não sabem disto, mas o ato de ligar seu computador se chama "boot" e a primeira tela que você vê se chama "tela de BIOS". Ela geralmente mostra informações sobre a fabricante, no caso, a Sony. Seu laptop Sony Vaio pode executar o boot a partir de vários dispositivos, como seu HD interno, um HD externo ou mesmo um drive de DVD.

Drive de DVD

A BIOS há vários programas que rodam dentro dele, ou seja, você não usará o Windows para rodá-los. Aperte os botões F2 ou F8 assim que você ver a tela de BIOS, que deve mostrar os nomes "Sony" ou "Vaio". Você verá uma lista de configurações que podem ser mudadas para . Use as setas do teclado para ir até a opção "Boot". Se for executar um boot a partir de um DVD, você deve selecionar "disco óptico" como a primeira opção de boot. Aperte a tecla Esc e escolha "salvar configurações" e reinicie o computador, mas veja se o disco está dentro do drive, para que o computador se inicie a partir dele.

HD externo

Você pode também usar um drive externo. Com isto, você pode até instalar um sistema operacional diferente, como um Windows XP, em seu HD externo, mantendo o Windows 7 em sua máquina, por exemplo. Para isso, volte à tela de configuração da BIOS e, ao invés de escolher "drive óptico" escolha a opção "disco rígido externo". Ao reiniciar, você estará rodando o Windows a partir do HD externo.

Reinstalar o sistema

Às vezes, você precisa reinstalar o Windows na sua máquina. Para isto, vá à tela de configuração da BIOS e siga as instruções do Passo 1, executando o boot a partir do drive óptico.

Mais recentes

×