×
Loading ...

Qual é a ordem dos planetas dos mais quentes aos mais frios?

A ordem dos planetas do mais quente para o mais frio é organizada de acordo com a sua proximidade com o Sol, por ser a principal fonte de calor. No entanto, outro fator que afeta a temperatura atmosférica de um planeta são os gases que compõem a atmosfera. Os gases, como o dióxido de carbono, causam um efeito estufa, retendo o calor no seu interior.

A terra tem condições atmosféricas únicas e temperatura para sustentar a vida (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

O mais quente

A atmosfera de Vênus é composta de dióxido de carbono e nitrogênio, com nuvens de gases de efeito estufa de gotículas de ácido sulfúrico. Os gases de estufa presentes da atmosfera de Vênus conservam o calor e o tornam tão quente que ele pode derreter chumbo. Na verdade, qualquer espaçonave de exploração da NASA que pousou em Vênus só foi capaz de durar por algumas horas. Com temperaturas atmosféricas de 462 º C, é o segundo planeta é o mais quente.

Loading...

Frio

Nas fotos de Marte, é possível ver o gelo na atmosfera. Devido à sua inclinação, Marte tem estações como a Terra. No inverno, elas podem chegar a temperaturas tão baixas quanto -51 º C. As temperaturas atuais e as condições atmosféricas tornam impossível a duração da água no planeta por muito tempo -- o que torna duvidoso que exista vida em Marte. No entanto, os cientistas encontraram evidências de que a água já existiu no planeta.

Há parte da Terra que chegam à temperaturas tão baixas quanto - 52 ºC, similar às temperaturas mais frias de Marte.

Gelado

Como o planeta mais próximo do Sol, você pode esperar que Mercúrio seja um dos planetas mais quentes e, de fato, ele é. Mas, também é um dos mais frios. Como Mercúrio não tem uma atmosfera, o lado do planeta que enfrenta o sol pode atingir temperaturas de 426 º C, mas, no lado que fica oposto ao sol, a sua temperatura mais baixa pode cair a - 143 º C.

Conhecido por seus anéis feitos de pedaços de gelo e rocha, as temperaturas mais baixas de Saturno podem chegar a - 142 º C. Se você pesa 45 kg na Terra, você vai pesará cerca de de 48 kg em Saturno. A atmosfera é composta principalmente de hélio e hidrogênio.

O maior planeta do nosso sistema solar contém um sistema de luas e anéis que o tornam um mini-sistema. Júpiter tem 50 luas -- quatro grandes luas e 46 luas menores. O enorme planeta pode atingir temperaturas tão baixas quanto - 112 º C. Como Saturno e Urano, a atmosfera é composta de hidrogênio e hélio.

O mais gelado

Com uma temperatura de - 180 º C, Urano é o planeta mais frio do sistema solar. A atmosfera é composta de metano, hidrogênio e hélio -- o metano é responsável pelo seu aspecto verde. A maior parte da massa de Urano é composta por água, metano e amoníaco de gelo.

Como o Plutão foi classificado como um planeta anão em 2006, Netuno se tornou o planeta mais distante do sol. Não é nenhuma surpresa que, já que ele está 30 vezes mais longe do Sol do que a Terra, seja um dos planetas mais frios. Ele tem uma temperatura de - 101 º C. A atmosfera, semelhante a Urano, é constituída por hidrogênio, hélio e metano. Os cientistas acreditam que o outro gás desconhecido exista na atmosfera, já que parece ser um azul brilhante, em oposição ao azul esverdeado de Urano, que é proveniente do metano.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...